Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Organização apresenta estrangeiros

Silva Cacuti - 05 de Novembro, 2013

O queniano John Mwangangi, vencedor da primeira edição da meia-maratona de Luanda, disputada a 1 de Setembro, e o etíope, Atsedu Tesfaye, vencedor da 57ª edição da corrida de fim de ano, São Silvestre, são as principais figuras, da lista de atletas internacionais que confirmaram presença, na 58ª edição da São Silvestre de Luanda que sai à rua a 31 de Dezembro do corrente.

A Federação Angolana de Atletismo (FAA) apresenta amanhã, às 16 horas, durante uma conferência de imprensa a ser realizada na sede do Comité Paralímpico Angolano (CPA), a lista completa dos atletas estrangeiros, que se inscreveram para a prova. O prazo de confirmação para os atletas internacionais, terminou a 30 de Outubro e, segundo apurámos, da lista constam acima de 50 nomes, com quenianos e etíopes a dominarem.

Entre os nomes que manifestaram interesse, destaca-se o do eritreu Zerzenai Tadese, que venceu a 56ª edição da São Silvestre. O eritreu manifestou interesse de voltar a correr em Luanda, mas de acordo com a nossa fonte, não se inscreveu. A fonte federativa revela que expirado o prazo, mais nenhum estrangeiro pode ser inscrito, excepção feita à equipa do Kabuscorp do Palanca, que já notificou a Federação Angolana de Atletismo, que está a negociar com os seus corredores, para posterior confirmação. A corrida de São Silvestre de Luanda começou a ser disputada em Angola no ano de 1954 e é uma das mais antigas do mundo.

GP BAGO VERMELHO
A Federação Angolana de Atletismo envia amanhã para a cidade do Uíge, um técnico para proceder à avaliação do percurso da II edição do Grande Prémio Bago Vermelho, que sai à rua daquela cidade no dia 9 do corrente. Francisco Domingos vai ao Uíge, proceder à medição e verificação das condições do percurso. Em termos de inscrições, as três principais equipas, nomeadamente, Petro de Luanda, 1º de Agosto e Interclube, já procederam às inscrições dos seus atletas para a prova.

A organização vai premiar com dinheiro os três primeiros atletas em cada categoria, masculina e feminina. A prova vai oferecer prémios aos atletas federados, não federados, populares e está ainda reservado prémios para os atletas mais velhos.
SILVA CACUTI