Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Organizao tem condies criadas

Gaudncio Hamelay - Lubango - 27 de Agosto, 2016

Fotografia: M.Machangongo

O evento enquadrado  na 30ª edição das Festas de Nossa Senhora do Monte é pontuável para o Campeonato Angolano de Velocidade Sport & GT e Turismos, conta com a participação de pilotos residentes no país, nacionais e estrangeiros, das províncias de Luanda,  Huambo, Huíla, Namíbe, Cuanza Sul e Benguela, nas classes A (viaturas de turismos entre 1601 cc e 2000cc), classe B (viaturas de turismo compreendidas até 1600cc) e classe Sport (viaturas construídas exclusivamente para competição e protótipo, com chassis tubular ou monologue, fechados ou com silhueta de automóveis de GT ou turismos) e motorizadas DT, um evento composto por duas mangas de Motos 600cc,  pontuáveis para o campeonato nacional AGP600 e EVO600.

O presidente de direcção da Associação Provincial dos Desportos Motorizados da Huíla, Ivan Santos, assegurou ontem ao Jornal dos Desportos, no Lubango, estar preparado para realizar um evento à “cinco estrelas", e sem nenhum incidente grave.

 “Estamos em contagem decrescente para a realização das competições.  Por isso, estamos nos últimos remates. Neste momento, estamos a finalizar a limpeza da pista. A nossa principal preocupação era a placa do paddock, mas também o serviço já está concluído e só temos de esperar que fique seco para  fazermos os testes de dureza”,  assegurou.

 Ivan Santos garantiu que toda a área de barreiras e protecção de circuito ou dispositivo de segurança estão colocadas e acredita que em termos de organização tudo deve decorrer dentro do previsto.

Acrescentou que as pequenas correcções na pista que tinham de ser feitas já não constituiu motivo de preocupação porque houve a devida intervenção para o seu melhoramento. “Vamos fazer um teste para  nos inteirarmos da operacionalidade. Vamos fazer as  verificações na pista no sentido de saber se o trabalho foi bem feito, até prova em contrário, está condições. Mas acredito que em termos de piso, não iremos ter nenhum problema no decorrer das provas”, disse.

Ivan Santos sustentou que a organização definiu igualmente as zonas de preferência para o público ficar em segurança e prevenir de possíveis incidentes que possam manchar os tradicionais 200 kms da Huíla.

No concernente as inscrições, Ivan Santos confirmou que neste momento conta com 14 pilotos pré-inscritos nas viaturas, e 15 pré inscritos em motas, e avançou que até ao dia da corrida (sábado e domingo) acredita que o número de participantes venha a crescer, em cada uma das categorias.

O presidente da Associação dos desportos motorizados da Huíla referiu que a estimativa é ter entre 18 a 20 carros no Grande Prémio “Zé Dú” e entre 18 a 20 na prova de motas no dia da corrida de 27 e 28 de corrente mês.
 Gaudêncio Hamelay - Lubango


Prova
Dois mil efectivos
garantem segurança


A organização do Grande Prémio “Zé Dú” pretende uma competição sem incidentes, de forma a dignificar a marca dos tradicionais 200 kms da Huíla. Deste modo, a Associação Provincial dos Desportos Motorizados, Federação angolana da modalidade, Comando Municipal da Policia Nacional do Lubango e Governo da Província da Huíla prepararam as condições necessárias para o efeito.

Em termos de segurança policial, 2 mil efectivos de todas as especialidades vão estar em prontidão a volta do circuito de Nossa Senhora do Monte, com um perímetro de 2.850 metros para manter a tranquilidade pública.

O comandante municipal da Policia Nacional do Lubango, Superintendente -Chefe, Florêncio Ningui, disse existir um programa  traçado a nível da Federação, e este plano conforme as áreas orientadas, é onde a polícia vai atingir os seus objectivos sob o ponto de vista de protecção e fiscalização do que realmente pode constituir um perigo para o cidadão.

“Presentes na prova todo efectivo que constitui as forças intrínsecas do Ministério do Interior, e estamos a contar com um número de 2 mil homens, que vão trabalhar neste evento enquadrado no aniversário natalício do Presidente da República de Angola, José Eduardo dos Santos”, garantiu.