Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Os ministros do nosso desporto

11 de Novembro, 2015

Gonçalves MUandumba, Rui Mingas, Macolino Moco, Serra VAn-Duném, Justino Fernandes, Sardinha Teixeira, e Marcos Barrica

Fotografia: Jornal dos Desportos

Na historia da governação desportiva de Angola desde 11 de Novembro  de 1975, o cidadão Pedro Augusto foi o responsável da pasta dos Desportos no primeiro governo de Angola independente, com cargo de coordenador do Conselho Superior de Educação Física e Desporto. Com a desarticulação desportiva que se observou, dado a debandada de quadros e técnicos da educação física, logo se vê o quão espinhosa foi a tarefa deste Conselho, nos primórdios da Independência Nacional, dado ademais, as condições em que a mesma foi proclamada.

Hermenegildo Vieira Dias de Sousa foi o seu substituto pouco depois com o mesmo cargo, mas com  a criação da Secretaria, de Estado de Educação Física e Desporto, tornou-se no primeiro titular desta pasta, e foi durante o seu mandato que Angola conquistou a sua primeira medalha de ouro nos ІІІ Jogos Africanos disputados na Argélia no judo através do atleta João Almerino.

A Hermenegildo Sousa também se deveu a filiação de Angola em várias Confederações Africanas, pressuposto, aliás para que o país pudesse estar presente na Argélia, com modalidades como o atletismo, basquetebol, natação e o judo, naturalmente. Rui Mingas que até então desempenhava funções no Ministério da Educação na área do desporto escolar substituiu Hermenegildo Sousa como Secretario de Estado da Educação Física e Desporto em 1978 e aí se dá um grande impulso no desenvolvimento do tecido desportivo nacional.

Foi o período em que começaram a surgir as primeiras federações nacionais, foi também o período em que Angola começou a filiar-se nos vários organismos mundiais desportivos, foi ainda durante o seu consulado que Angola organizou o seu primeiro evento desportivo continental, concretamente os ІІ Jogos da África Central que, para além das centenas de atletas presentes, mobilizou ainda milhares de voluntários.

A pasta dos desportos do Governo Angolano que evoluiu de Conselho Superior de Educação Física e Desportos para Secretário de Estado voltou a sofrer mudanças na sua estrutura com a criação do Ministério da Juventude e Desporto por onde passaram depois Marcolino Moco, como primeiro ministro do pelouro. Osvaldo Serra Van- Dúnem, Justino Fernandes, Sardinha de Castro e Marcos Barrica também passaram pelo Ministério  da Juventude e Desportos, estando a pasta actualmente entregue ao ministro Gonçalves Muandumba.