Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Osvaldo Walter vence "Tanaka"

Olegário Correia- Benguela - 09 de Fevereiro, 2015

Osvaldo Walter vence na cidade de Benguela.

Fotografia: Jornal dos Desportos

Osvaldo Walter, do Porcelana do Cuanza Norte, é o grande vencedor da primeira edição do Grande Prémio Tanaka, que se realizou nos dias 7 e 8 do corrente na cidade de Benguela. O campeão coleccionou 3h25min57s depois de percorrer um total de 140 quilómetros em duas etapas.Nilton Cravid, do Hotel Luso, terminou na segunda posição com o mesmo tempo do vencedor. Walter da Silva, do Benfica de Luanda, ficou na terceira posição com o tempo 3h26min57s.

No final da competição, o Vice-presidente da Federação Angolana de Ciclismo, Justiniano Araújo, mostrou-se surpreendido com a boa organização da prova e ressaltou a massificação desportiva que se assiste na província de Benguela. O número de atletas na categoria de cadetes agradou ao responsável.Justiniano Araújo pediu ao patrocinador da corrida, o empresário Jair Carapinha, para viabilizar o enquadramento da prova no calendário de actividades da Federação Angolana de Ciclismo, pelo alto nível de organização.

O melhor ciclista de todos os tempos aconselhou também o presidente da Associação Provincial de Ciclismo de Benguela, Fernando Furtado, a promover a realização de uma Assembleia Geral extraordinária para a eleição de novos corpos gerentes, em conformidade com a Lei Nacional dos Desportos. Justiniano Araújo justificou que 80 por cento dos elementos empossados nas eleições de Novembro de 2012 abandonaram a Associação. Face às circunstâncias, a Associação de Ciclismo de Benguela funciona à margem do regulamento desportivo, segundo o dirigente.

O Grande Prémio Tanaka foi organizado pela Associação Provincial de Ciclismo de Benguela e teve a participação de 50 ciclistas divididos em três escalões.O Grande Prémio homenageia Mário Rui Tanaka, um filho da província de Benguela que muito fez em prol da sociedade local. Os seus restos mortais repousam num dos cemitérios da circunscrição da capital da província.