Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Ouro remata objectivos em Brazzaville

Rosa Napoleão - 16 de Setembro, 2015

Nair Garcia, da categoria de -56kg, derrotou na disputa da medalha de bronze a gabonesa Idriss Mahoudi.

Fotografia: Jornal dos Desportos

A medalha de ouro alcançada pela judoca angolana Antónia de Fátima "Faia", na 11ª edição dos Jogos Africanos de Brazaville, completa os objectivos traçados Federação Angolana de Judo. A afirmação é do vice-presidente da instituição, Paulo Jorge. Em declarações ao Jornal dos Desportos, o dirigente referiu que o judo conseguiu alcançar a meta.

"Mais uma vez, conseguimos mostrar ao país que podemos ir mais longe. Apesar da fraca preparação, os atletas conseguiram obter medalhas com Nair Garcia (bronze) e Faia (ouro)", disse. Paulo Jorge ressaltou que, com excepção de Antónia de Fátima "Faia", os atletas quase nunca beneficiam de estágios pré-competitivos para grandes eventos internacionais. Para melhor participação do país nesses eventos, o responsável aconselha as instituições competentes à ponderação no tratamento do judo.

A redução de número de atletas nos Jogos Africanos também contribuiu para a fraca colheita de medalhas para o país. "Se todos os judocas inicialmente seleccionados fossem para Brazzaville, não nos limitaríamos a duas medalhas. É tempo das entidades máximas do desporto nacional repensarem nas políticas de distribuição de quotas. Ficou provado que as modalidades individuais também são importantes. Todos sabemos. Infelizmente, não somos tidos nem achados", lamentou o vice-presidente da Fajudo.

O judo é uma das modalidades nacionais favoritas à qualificação aos Jogos Olímpicos do Rio, no próximo ano, por intermédio de Antónia de Fátima "Faia". A atleta deve apenas continuar a marcar presença nos torneios de qualificação para não correr o risco de ser ultrapassada por outra, na sua categoria.Antónia de Fátima "Faia" não disputou as preliminares por ser a cabeça de série e a segunda melhor atleta em África. Na final dos -70kg, derrotou a tunisina Houda Milled por Ippon. Nair Garcia, da categoria de -56kg, derrotou na disputa da medalha de bronze a gabonesa Idriss Mahoudi.
ROSA NAPOLEÃO