Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Pacavira e Nelson de volta seleco

Rosa Napoleo - 11 de Julho, 2015

Os campees nacionais de canoagem, Pacavira Fortunato e Nelson Henriques, so destaques da pr-seleco nacional,

Fotografia: Jornal dos Desportos

 Os campeões nacionais de canoagem, Pacavira Fortunato e Nelson Henriques, são destaques da pré-selecção nacional, que se prepara para o campeonato mundial da Itália, que vai ser disputado de 16 a 23 de Agosto, prova qualificativa aos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro.

Depois de afastados das competições internacionais a dupla retoma os trabalhos com a disposição de lutar para mais uma vaga nos Jogos Olímpicos. Pacavira e Henriques já representaram o país nos Jogos Olímpicos de Beijing e de Londres.

Pacavira Fortunato estreou-se nos Olímpicos de Beijing, em 2008,  disputou as meias-finais a prova de 1000 metros. Nelson Henriques teve uma participação mediana em Londres.

Os dois veteranos da selecção nacional trabalham ao lado de Josemar Andrade, Joelson Contreiras, Nazaré Neves, Picasso Andrade, Jairo Domingos e Alério Paulo, outros atletas com experiências nas provas internacionais. O grupo conta também com a integração de atletas da classe de juniores.

Para a concretização do sonho dos angolanos na competição olímpica, a selecção nacional precisa de arrecadar as únicas vagas em cada especialidade para África.Em declarações ao Jornal dos Desportos, o treinador principal Mateus Afonso, afirmou, que os atletas manifestam “a vontade” de conseguir uma vaga para o Rio de Janeiro.

O grupo efectua treinos na Baia da Ilha de Luanda nos dois períodos do dia. Exercícios leves de remos na água antecedidos por actividades físicas fora de água estão a dominar os trabalhos.

Depois dessa fase, o grupo vai beneficiar de um estágio pré-competitivo de três semanas, em Portugal, a partir do final do corrente mês.