Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Padre irlandês vetado na Maratona de Londres

25 de Março, 2014

O padre declarou “estar extremamente decepcionado” com a decisão e reforçou que já disse “várias vezes que não ia fazer algo assim novamente”.

Fotografia: AFP

Um padre irlandês famoso por atrapalhar o maratonista brasileiro Vanderlei Cordeiro de Lima nos Jogos Olímpicos de Atenas 2004 foi vetado a entrada na Maratona de Londres.Cornelius Horan, de 66 anos, havia garantido presença graças a uma associação caritativa, a St John's Ambulance, que não conhecia os precedentes do padre.

Horan foi condenado a 12 meses de prisão alguns dias depois de invadir a pista da prova da maratona em Atenas, agarrou Vanderlei pela cintura. O brasileiro liderava a corrida até aquele momento e perdeu ritmo, mas conseguiu chegar ao pódio.O padre, que também invadiu o circuito de Silverstone durante o Grande Prémio da Inglaterra de Fórmula 1, em 2003, havia afirmado que “estava a preparar-se para o julgamento final”.

Ao saber do histórico de Horan, a organização decidiu revogar o convite.“Ficamos a saber que o senhor possui antecedentes ligados à interrupção de eventos desportivos e que o senhor defende ideias religiosas extremistas e incompatíveis com os valores da St John Ambulance”, escreveu um dirigente da Associação a Horan, em carta publicada no jornal irlandês “Sunday Independent”.O padre declarou “estar extremamente decepcionado” com a decisão e reforçou que já disse “várias vezes que não ia fazer algo assim novamente”.