Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Palanca acolhe torneio Polivalentes

Álvaro Alexandre - 09 de Abril, 2016

O Polivalentes Futebol Clube realiza hoje e amanhã, a partir das 10 horas, torneio de xadrez

Fotografia: Jornal dos Desportos

O Polivalentes Futebol Clube realiza hoje e amanhã, a partir das 10 horas, na sua sede social, localizada no bairro Palanca, o torneio de xadrez por equipas, em alusão ao XX aniversário da segunda agremiação desportiva do distrito do Kilamba Kiaxi,  a assinalar-se na próxima terça-feira.

A organização convidou cinco equipas de Luanda que vão disputar o troféu com o Polivalente Aldanuel, formação anfitriã. A sala nobre da sede social está preparado para prestar um serviço personalizado aos xadrezistas do 1º de Agosto (campeão nacional),  Progresso do Sambizanga (vice campeão nacional), Escola de Xadrez Viana João Júlio, Independentes do Golfe, Misto Feminino e Polivalente Aldanuel.

Os militares são os principais favoritos da prova. O técnica da equipa rubro e negra contará com os préstimos dos Mestres Internacionais Adérito Pedro e  Amorim Agnelo, Candidatos a Mestres Sérgio Miguel e Tito Agostinho, Carlos Fernandes (vencedor do Zonal A), Jeovani Santos e Vanderson Dias.

O Progresso Sambizanga ocupa o segundo plano dos titulados, e poderá alinhar  nos quatro tabuleiro com os Mestres Internacionais David Silva (bicampeão africano de juniores e melhor xadrezista nacional) e Erikson Soares, Mestre Fide Cristiano Aguiar e Candidato a Mestre Sílvio Famoroso.

A representação feminina convidada pela direcção do Polivalentes, no âmbito da diversificação e divulgação do género, destaque para as Mestres Internacionais Esperança Caxita e Maria Domingos, ambas da Macovi; Mestre Fide Sónia Rosalino e Valquíria Rocha, ambas da EPAL; Irineia Gabriel, do 1º de Agosto; e Luzia Pires, da equipa anfitriã.

O torneio compreende cinco jornadas e o sistema de disputa é de todos contra todos a uma volta. O sistema de desempate aprovado é de vitória três pontos, empate um e derrota zero. Cada equipa está autorizada a utilizar quatro atletas e dois suplentes por jornada.

FEDERAÇÃO
ADIA NACIONAIS


O Conselho Técnico da Federação Angolana de Xadrez (FAX) adiou a realização dos Campeonatos Nacionais Individual Absoluto e Individual Feminino, que inicialmente estavam agendados para o período de 24 do mês em curso a 2 de Maio próximo, em Luanda, para a primeira quinzena do próximo mês, no mesmo local.

O secretário executivo da FAX, Manuel Pedro, explicou ontem os motivos do adiamentos dos dois nacionais em seniores.

"Temos um elevado número de xadrezista que vão participar no Campeonato Africano da Zona 4.3, em open e feminino, a decorrer de 23 do corrente mês a 2 de Maio, na cidade de Le Morne, nas Ilhas Maurícias", aclarou.