Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Palestras enriquecem Educao Fsica

Silva Cacuti - 13 de Abril, 2016

Director Nacional dos Desportos (ao centro) prestigiou a actividade realizada na Escola Nzinga Mbandi

Fotografia: Jos Cola

O ciclo de palestras sobre a importância da natação no seio da sociedade estudantil é uma mais-valia para o conteúdo curricular da disciplina de Educação Física, admitiu Joana Neto, directora municipal da Educação no município das Ingombotas.

A responsável falava ontem na Escola Nzinga Bandi, à margem da cerimónia de lançamento do ciclo de palestras temáticas sobre a natação nas escolas, promovido por iniciativa da direcção da Piscina do Alvalade e da direcção municipal de Educação. O acto foi presidido por António Gomes, Director Nacional dos Desportos, que declarou aberto o ciclo.

Embora a natação não faça parte das disciplinas curriculares da disciplina de Educação Física, Joana Neto ressaltou o facto dela ser "um dos exercícios mais completos a nível das modalidades".

"É uma mais-valia para os nossos estudantes, uma vez que além das modalidades que  existem a nível de Educação Física, também têm mais conhecimentos sobre a natação. Será bom para eles, não só como estudantes, mas também para a vida", comentou.

O ciclo de palestras visa criar o hábito e cultura da natação dentro da classe estudantil, segundo José Sabalo, director da Piscina do Alvalade.  Informou que vai haver um interregno devido ao período de provas escolares e as palestras retomam noutros distritos, como Kilamba Kiaxi, Maianga, Rangel Sambizanga e Samba. Em relação ao quadro de prelectores, referiu que está definido e o projecto tem encontrado receptividade junto dos especialistas requisitados.

O Dr. Manuel Garrido dirigiu a cerimónia de abertura, seguem outros prelectores como o Dr. João Mulima do Instituto Angolano de Medicina Desportiva,  o Dr. Dimitri, do Instituto de Reabilitação Física, Dr. Paulo Júnior. "A esses prelectores desde já agradecemos por terem abraçado o projecto", disse José Sabalo.
A iniciativa do ciclo de palestras sobre a natação foi saudada por Vitorinho Cunha, assessor do Ministro da Juventude e Desportos.

"É uma excelente iniciativa, na medida em que tem há um decréscimo da prática desta disciplina. Ainda bem que houve esta iniciativa para que gradualmente começam a melhorar as condições e haja uma maior afluência dos nossos estudantes à prática regular da natação, que desempenha um papel fundamental no desenvolvimento motor e emocional do indivíduo", comentou.