Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Paquistão na rota de Angola em Baku

Álvaro Alexandre - 14 de Setembro, 2016

42ª Olimpíadas Mundiais de Xadrez

Fotografia: Jornal dos Desportos

Galvanizados com a vitória de ontem, a selecção nacional masculina disputa hoje, às 10h00, com o Paquistão a partida a contar para a 11ª jornada da 42ª edição das Olimpíadas Mundiais de Xadrez, que decorrem na cidade capital de Azerbaijão, Baku. O pendor da balança recai para mais uma vitória do país africano. A equipa do Mestre Internacional Adérito Pedro tem 20,5 pontos contra 18,5 do adversário.

Noutras partidas, os Estados Unidos da América enfrenta o Canadá, Ucrânia joga com a Eslovénia, Rússia defronta a Itália, Turquemenistão enfrenta Azerbaijão I e a Índia joga com a Noruega.

Ontem, para a décima jornada, Angola arrebatou a vitória diante do Kosovo por 2,5-1,5. O Mestre Internacional (MI) Erikson Soares protagonizou a única vitória angolana ao derrubar o rei do Mestre Fide (MF) kosovar Avni Ermeni. A divisão de ponto registou-se nos confrontos entre MI Adérito Pedro e MF Nderim Saraci, MI David Silva e Perparim Makolli, assim como no jogo entre MF Cristiano Aguiar e Bedri Sadiku.

Entre gigantes, a Geórgia para os Estados Unidos da América por 1,5-2,5, Letónia perdeu com o Canadá por 1-3, República Checa perdeu diante da Ucrânia por 1-3, Inglaterra venceu Azerbaijão I por 2,5-1,5 e a Índia empatou com a Rússia (2-2).

Na tabela de classificação geral, os Estados Unidos, Rússia e Canadá partilham a liderança com 29 pontos. Mais abaixo, estão o Uzbequistão (28,5), Ucrânia (27,5), Turquia (27,5), França (27) e Hungria (27). Angola ocupa a 94ª posição com 20,5 pontos.

FEMININO
A falta de contenção de euforia pela vitória sobre o Guam, fez a selecção nacional feminina pagar ontem muito cara, diante da Tailândia. A equipa capitaneada por Esperança Caxita perdeu por 0,5-3,5, na partida da décima jornada das Olimpíadas Mundiais de Xadrez, que decorre na cidade de Baku, no Azerbaijão.

O meio ponto de Angola teve a chancela da MI Maria Domingos que empatou com a Candidata a Mestre (CM) Worasuda Atthaworadej. A MI Esperança Caxita sucumbiu diante da Manunthon Atikankhotchasee, Delfina João perdeu para Chanida Taweesupmun e Domingas Tavares perdeu diante de Chananchida Vongvastana.

Hoje, a contar para a 11ª jornada, Angola joga com a Namíbia, China enfrenta a Rússia, Hungria defronta a Polónia, Ucrânia joga com a Bulgária, Azerbaijão I enfrenta a Malásia, Estados Unidos da América defronta a Índia.

Na tabela de classificação geral, a Polónia lidera com 29,5 pontos, seguida da China (28,5), Rússia (27,5), Ucrânia (27,5), Geórgia (27,5), Irão (27,5), Inglaterra (27,5). Angola ocupa a 118ª posição com 18,5 pontos.
AA