Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Parque Olímpico entregue ao Estado

26 de Dezembro, 2016

O nosso plano é dedicar este espaço para o treino de equipas e selecções, bem como de atletas de alto rendimento.

Fotografia: AFP

Na sexta-feira, o Parque Olímpico da Barra, que recebeu os Jogos Olímpicos e Paralímpicos do Rio de Janeiro entre Agosto e Setembro, teve a sua administração oficialmente entregue ao Governo Federal. O anúncio foi realizado pelo prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, e pelo ministro do Desporto, Leonardo Picciani.

Agora, cabe ao Ministério do Desporto administrar o complexo desportivo, no qual foram investidos Reais 1,2 bilhão. O local vai integrar o projecto Rede Nacional de Treinos, que procura a divulgação e realização de diversas modalidades e campeonatos, além da formação e treinos para atletas e equipas.

Porém, nem todos os locais que receberam disputas durante os Jogos continuam presentes no Parque Olímpico. A Arena do Futuro, que sediou o andebol, e a Arena Carioca 3, onde foram disputados o taekwondo e a esgrima, vão ser transformados em escolas municipais do Rio de Janeiro. Além disso, o Estádio Olímpico de Desportos Aquáticos pode ser totalmente desmontado.

Porém, os fãs ainda podem encontrar inúmeras lembranças dos Jogos. A Via Olímpica foi transformada numa área de lazer, recebeu inúmeras árvores e alterações para melhor acolher o público. Além disso, foi instalado o Muro dos Campeões, com todas as medalhas conquistadas na capital carioca, assim como com o nome do país ou o do atleta que a conquistou.

Outros locais vão passar por reformas e adaptações, mas o principal intuito é que a população e atletas possam usufruir da grande estrutura que recebeu os Jogos Olímpicos e Paralímpicos, para que sirva como legado. É isso o que exalta o ministro do Desporto, Leonardo Picciani.

“Essa decisão é o caminho mais adequado. Esses equipamentos estão entre os melhores do País e do mundo para a prática de diversas modalidades. O nosso plano é dedicar este espaço para o treino de equipas e selecções, bem como de atletas de alto rendimento.