Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Participantes começam a chegar ao palco da prova

Jo?o Francisco - 14 de Junho, 2017

Igor Silva lidera delegação benguelense

Fotografia: Vigas da Purificação | Edições Novembro

O grosso da equipa principal da Jair Transporte, campeã de Benguela, já se encontra na cidade de Caxito, desde a noite de segunda-feira, para participar do XXVII Campeonato Nacional de Ciclismo de Estrada Unificado que decorre a partir de sexta-feira até 18 do corrente na província do Bengo. Reforçado com o ciclistas do Misto do Huambo, Betilson Manuel e José Panzo, transferidos do Santos Futebol Clube, a Jair Transporte tem como “chefe de fila”, o tetracampeão nacional, Igor Silva, o filho cassula de ciclista veterano Alberto Silva “Pepino”.

A Jair Transportes e o Hotel Luso representam a província de Benguela. À semelhança da primeira equipa, a segunda é capitaneada pelo irmão mais velho de Igor, Walter Silva.Com mais de 20 ciclistas, a delegação da equipa de Benguela é a única que supera em número a mais nova equipa do país, o BAI/Sical/Petro de Luanda. Ao todo são 18 ciclistas, dos quais sete de Elite (seniores).

Trata-se de Dário António, campeão nacional, Cruz Tuto, Bruno André, Leonel Araújo e Domingos Zamba.Da extensa lista do BAI/Sicasal/Petro de Luanda contam cinco ciclistas da categoria Sub-23, nomeadamente, Mário de Carvalho, campeão nacional em título, Hélder Silva, Wagner Chiquito, Adilson Zacarias e Gabriel Cole. A mais nova equipa tem nos juniores Carlos Araújo Júnior, Carlos Ferreira, Rui Ferreira, Joni campos e nos escalões de cadetes (escalão de formação) Mauro Ricardo e Hélvio Mota Lemos.O Bai/Sicasal/Petro de Luanda herdou os “activos” do Departamento do ciclismo do Sport Luanda e Benfica, extinto em finais de 2016 em função da actual conjuntura económica do país.A equipa é recheada de campeões provinciais e nacionais. É apontada como uma das principais favorita ao título.

 CICLOTURISMO
DE ANGOLA

A equipa de amadores de Cicloturismo de Angola (ACT) inscreveu 14 corredores. Tem como testas de ferro Bruno Casimiro e o campeão provincial de Luanda, João Cavaleiro.Nesta segunda-feira, as equipas de Luanda reuniu com a Associação Provincial de Ciclismo de Luanda (APCIL), na sua sede social, no bairro dos Coqueiros, para fazer o ponto de situação do evento. Luanda é o centro principal de desenvolvimento no país.A homologação do recém-terminado Campeonato Provincial de Ciclismo de Luanda e a inscrição das equipas locais para o XXVII Campeonato Nacional de Ciclismo de Estrada Unificado centralizaram o encontro orientado pelo presidente Jair Guerreiro.