Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Patrcia Costa vai apitar no Mundial

Silva Cacuti - 22 de Junho, 2019

A juza est entre os indicados para actuar nos Jogos Mundiais da Patinagem

Fotografia: Edies Novembro

Depois de ter falhado a primeira edição dos Jogos Mundiais da Patinagem, disputados na China em 2017, a árbitra angolana Patrícia Costa "Tucha" está de volta aos eventos internacionais. A juíza está entre os indicados para actuar nos Jogos Mundiais da Patinagem, prova a disputar-se em Barcelona, Espanha, segundo soube o Jornal dos Desportos.Habituada aos grandes palcos, Patrícia Costa é a árbitra angolana com maior coeficiente, e surge, comnaturalidade, na lista dos árbitros para esta competição.

Vai ser a sua terceira presença em mundiais, depois de se ter estreado no mundial de 2013, em Luanda. Ajuizou também o mundial de 2015. A angolana já ajuizou jogos em dois torneios de Montreux, tem presenças nos Jogos Pan-americanos, Copa América em feminino, Torneios Zé Du e outros torneios internacionais em Portugal.

Enquanto isso, a selecção nacional disputa hoje o terceiro jogo, no quadro do estágio que cumpre em Portugal, visando a participação na prova de Barcelona.Na terça-feira, a Selecção Nacional começou o ciclo de jogos com vitória, 7-4, sobre a equipa portuguesa do Valongo. Na quarta-feira a equipa, que é orientada pelo português Fernando Fallé, defrontou o Espinho. a quem venceu por 8-2.

A Selecção Nacional vai trabalhar nos dias 27, 28 e 29 em Viseu, a convite da Câmara Municipal e da Universidade Jean Piaget. Durante a estada em Viseu estão previstos dois jogos.

Angola integra o grupo A, ao lado da Espanha, Itália e França. No dia seis, a Selecção Nacional começa a sua participação no Mundial, defrontando a Itália, na abertura do grupo A, às 18H00.A oito de Julho, a Selecção Nacional mede forças com a similar da França, em partida da segunda jornada, marcada para as 11H00. No dia seguinte, 9, o "Cinco Nacional" defronta a similar da Espanha, para encerrar o grupo A, preliminar. O Jogo diante dos espanhóis será disputado às 21H00.

Integram a Selecção Nacional os guarda-redes Estêvão Dala; jogadores de campo, Adilson Diogo "Pi", Argentino Agostinho "Tino", Anderson Silva "Nery", Sérgio Lukukurico, Josemar Tavares "Zidane" e Francisco Eduardo "Chiquinho. Em Portugal vão juntar-se os atletas Francisco Veludo (guarda-redes), João Pinto, André Centeno, Humberto Mendes "Big" e Martin Payero.

Patinagem
Angola pode estrear no skateboard e corridas


Está em aberto a possibilidade de Angola se fazer representar nos Jogos Mundiais da Patinagem com o Skateboard e a corrida de patins, além do hóquei em patins, segundo Pedro Azevedo, vice-presidente da Federação Angolana de Patinagem. Aquando da apresentação da Selecção Nacional, para o Campeonato Africano que o país acolheu, já tinha sido avançada esta possibilidade, através de Axel Joca, director de marketing da empresa Refriango, parceiro da federação.

Segundo o nosso interlocutor, três atletas afectos ao núcleo da Refriango e do projecto da Associação Provincial de Luanda, estão seleccionados para a empreitada.Arnaldo Costa, Domingos Casimiro e Feliciano Camota são os escolhidos, mas há acertos administrativos por fazer, em torno da sua provável participação e só depois de resolvidos, poderá confirmar-se a presença angolana nestas especialidades nos jogos mundiais de patinagem.
As provas qualificativas das corridas disputam-se a sete de Julho, enquanto as qualificativas do skateboard estão previstas para o dia cinco.Os jogos mundiais da patinagem vão juntar em Barcelona 81 países, 4120 atletas, num total de 128 competições, em 11 dias.