Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Patrocinador assegura David Silva

Álvaro Alexandre - 16 de Março, 2016

MI David Silva tem a companhia de Sílvio Famoroso e Mestre Fide Cristiano Aguiar

Fotografia: Jornal dos Desportos

O director da empresa patrocinadora da Taça Grupo Cabeto de 2016 garantiu ontem a presença do Mestre Internacional David Silva, bicampeão africano de juniores no torneio promovido pela Associação Provincial de Xadrez do Cuanza Sul de 18 a 20 do corrente, no Restaurante Sabor da Fé na cidade do Sumbe.

O dirigente do Grupo Cabeto garantiu que o quadro dos atletas convidados está preenchido e garante o êxito do torneio. Os atletas do quadro de honra das províncias de Luanda, Benguela, Cunene e Cuanza Sul fazem parte do evento.

A principal referência do xadrez nacional, MI David Silva, vai juntar-se no Cuanza Sul aos Candidatos a Mestres  João Júlio (Escola de Xadrez de Viana), Sílvio Famoroso (Progresso Sambizanga), Mestre Fide Cristiano Aguiar (Progresso do Sambizanga), Domingos Paulino (Escola de Xadrez de Viana), Josemar Cabingano (Progresso do Sambizanga), Abílio Anapaz, Manuel Eugénio e Erikson Pascoal (todos de Benguela), Apolinário António, Franklin Daniel, Rene Castilho e Maximino António (todos de Cunene) e Gabriel Sapalo, António Silva, Armando Angélico, Kirto Justino, Edilson Camilo, Abrantes Pedro e Domingos Artur (todos a província anfitriã).

A Taça Grupo Cabeto'2016 vai ser disputado no sistema suíço a nove jornadas e o ritmo de jogo vai ser de 90 minutos. Os 18 atletas seleccionados vão realizar uma maratona de três partidas por dia. Os quatro melhores atletas vão ser premiados com valores financeiros e os troféus vão ser apenas para os três primeiros. Álvaro Alexandre

GAMA E YURI
NO ABSOLUTO


Edivaldo Gama e José Yuri continuam invictos no Campeonato Provincial Individual Absoluto de Luanda de 2016, após as vitórias na terceira jornada disputada ontem na sede da Federação Angolana de Xadrez (FAX). O xadrezista Gama derrotou João Amaral e José Yuri ganhou ao Bernardo Baptista, numa das principais partidas da jornada.

Noutras partidas, Edivânio Domingos venceu Joel João, António Xavier perdeu diante de Celso Baltazar, Eliu dos Santos perdeu diante de Januário Lopes e Alberto Sampaio empatou com Luís Francisco.

À entrada da terceira jornada, a liderança era partilhada por dez atletas. Dominados pelo medo, o grupo evitou risco e decidiu a divisão de pontos. Os empates registaram-se nos tabuleiros que opuseram Mário João a Francisco de Almeida, Cláudio Félix a Carlos Ngunga, Raimundo Santana a José do Rosário e Josemar Cabingano a Denilson dos Santos.

Hoje, para a quarta jornada a partir das 17h00 o destaque recai para a partida entre Edivaldo Gama e José Yuri no primeiro tabuleiro. Os co -líderes defrontam-se com olhos na manutenção do primeiro lugar. A destreza e boa leitura de jogo vão ser determinantes para manter a liderança.

Para a ascensão ao topo da competição, em caso de empate no primeiro tabuleiro, Carlos Ngunga defronta João Mário, Francisco de Almeida joga com Cláudio Félix, Denilson dos Santos enfrenta Edivânio Domingos, José do Rosário defronta Josemar Cabingano e António Paim joga com Raimundo Santana.

Noutras partidas, Januário Lopes enfrenta MI Maria Domingos, Celso Baltazar joga com Irineia Gabriel, Luís Francisco defronta André Pompílio e Pedro Moura enfrenta João Amaral.

Na tabela de classificação, Edivaldo Gama lidera com três pontos, seguido de José Yuri (3), João Mário (2,5), Raimundo Santana (2,5), Cláudio Félix (2,5), Josemar Cabingano (2,5), Denilson dos Santos (2,5), Francisco de Almeida (2,5), Carlos Ngunga (2,5) e Edivânio Domingos (2,5).