Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Pavilho do Namibe comea a receber pavimento

Manuel de Sousa - 22 de Maio, 2013

Primeira fase da pavimentao do piso esta concluido daqui a uma semana

Fotografia: Jornal dos Desportos

Os trabalhos de construção da Arena do Namibe entraram na fase de fecho da cobertura, pavimentação da quadra de jogos, colocação de cascalharia na zona exterior e revestimentos finais,de acordo com o director da obra André Costa.

A primeira fase da pavimentação do piso desportivo, com betão, estará concluída daqui a uma semana de acordo ainda com o director da obra da arena.

Depois desta fase será colocado o pavimento desportivo sobre o de betão.“Ainda não temos uma data exacta de entrega deste pavimento. Em princípio podemos tê-lo no início do mês de Junho.

As obras da arena do Namibe estão concluídas a oitenta por cento. A partir do próximo mês vamos atacar os revestimentos finais”, disse.As obras de construção da arena do Namibe, que vai acolher os jogos de uma das séries do mundial de hóquei em patins, que Angola organiza em Setembro próximo entraram já na sua fase final.

O edifício da arena conta já com a cobertura metálica. A Obra está na fase de aplicação de revestimentos finais, instalações técnicas, ladrilho, revestimento de paredes e pintura. 
        
No que concerne às instalações técnicas já foram concluídas as carruagens, iluminação, redes de telecomunicações, infra-estruturas de água e ar condicionado.

Segundo o director da obra, André Costa, nada mais compromete o cumprimento dos prazos. A obra será entregue no fim do mês de Julho.

Quanto ao material para o andamento acelerado da obra André Costa disse que conta com o apoio da comissão preparatória provincial, que tem trabalhado de forma activa na viabilização dos contactos com as entidades alfandegárias e portos, formando assim uma equipa capaz de vencer as barreiras que possam existir.

“Contamos com a maior parte do material nacional. Estamos numa região que tem inertes por excelência, não faz qualquer sentido ir buscar fora.

Temos tentado aproveitar ao máximo toda a logística e material que existe na região e quando há lacunas recorremos à importação”, disse.O governador do Namibe, Rui Falcão Pinto de Andrade, visitou recentemente as obras.

Rui Falcão foi informado do andamento das obras, numa visita conduzida, que integrou membros do governo da província e da comissão provincial preparatória do campeonato do Mundo de hóquei em patins.

O governador garantiu que o governo da província vai fazer tudo no sentido de melhorar as vias de aceso a arena e vai promover os arranjos externos para que haja uma correlação entre a beleza do pavilhão e a zona circundante.

Os trabalhos, a nível exterior, decorrem a ritmo acelerado com o empreiteiro a melhorar o tapete asfáltico e outras vias que dão aceso a arena.
Máquinas e homens trabalham dia e noite, o que faz crer que as obras estarão concluídas a tempo.

Quanto à cobertura dos campos que vão servir de apoio a arena pouco ou nada se fala nesta altura, mas o governo da província, através da comissão preparatória garante que os mesmos serão cobertos a tempo e hora.

No quadro da sua primeira visita de campo, o governador do Namibe, foi também ver o andamento das obras da unidade hoteleira FERTOUR que está a ser erguida na zona da praia Amélia.

Apesar de ser notório um ligeiro atraso, o empreiteiro promete fazer a entrega da obra em Agosto, visto ser um dos hotéis que vai acolher as delegações do mundial.

Rui Falcão apelou aos operadores do ramo hoteleiro no sentido de aprimorar mais o trabalho com vista a poder oferecer um bom serviço às equipas, dirigentes e turistas que estarão na província no período da competição.

A empreitada, a cargo da construtora nacional OMATAPALO, conta com uma mão-de-obra de 140 trabalhadores maioritariamente angolanos, em diversas áreas (canalização, electricidade, pedreira e montagem de bancadas).

Espectáculos divulgam mundial

Espectáculos musicais denominados ”Angola Rola Show” vão realizar-se a partir do mês de Junho, no sentido de divulgar o 41º Campeonato do Mundo de Hóquei em patins a realizar-se de 20 a 28 de Setembro nas cidades de Luanda e Namibe.

A informação foi prestada segunda-feira à Angop, em Luanda, pelo coordenador da sub-comissão de marketing e publicidade do Comité Organizador do evento mundial, Hélio Aragão.

“Vamos fazer alguns shows a nível das cidades, não só sedes, mas também naquelas que apresentarem melhores condições e em que os seus governadores provinciais estiverem de acordo com a comparticipação”, realçou.

“Os músicos vão levar a mensagem do hóquei”, declarou, acrescentando que está previsto nesse período a realização da gala para eleger os embaixadores do mundial”, informou.

Informou que outras actividades culturais vão acontecer ao longo do mês.