Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Pedaladas para o campeonato nacional agitam o Huambo

João francisco - 14 de Julho, 2015

Emoção de pedalar vai contagiar a população do Huambo que reside no perímetro entre as cidades do Huambo e do município do Bailundo

Fotografia: Jornal dos Desportos

O XXV Campeonato Nacional de Ciclismo de Estrada disputa-se de 16 a 19 deste mês, na Província do Huambo, com a participação dos associados da Federação Angolana da modalidade (FACI). A província de Luanda vai constituir o grosso do pelotão de favoritos com oito equipas.Depois de dois adiamentos, a Federação Angolana de Ciclismo e as instituições da província do planalto chegaram a acordo. A competição abre no dia 16 do corrente, com uma prova em linha de mais de 150 quilómetros . A prova começa na cidade do Huambo com passagem no município do Bailundo e termina na sede da capital da província, para se definir os campeões nacionais de resistência.

No dia 17 do corrente, o município da Caála acolhe as provas de contra-relógios por equipas e as individuais no sábado. No dia 19, realiza-se o circuito-fechado de consagração dos campeões, nas principais ruas da cidade do Huambo.Igor Silva, de 30 anos de idade, principal corredor do Sport Luanda e Benfica, é o detentor dos títulos nacionais nos últimos anos, tanto nas provas de resistência (linha) como nas de contra-relógios (velocidades). O Benfica de Luanda, concomitantemente, domina as provas.

Benfica de Luanda, Santos Futebol Clube, os núcleos do Cazenga, Rangel, Macovi e Kilamba Kiaxe deslocam-se nas primeiras horas de amanhã por via terrestre em autocarros da transportadora Ango Real. A concentração acontece às 6h00 defronte às instalações da Faci, na Cidadela Desportiva.As representações provinciais de Benguela, Huíla, Cuanza Sul, Uíge, Lunda Norte e Bié juntam-se aos anfitriões no mesmo dia. No período nocturno, realiza-se a reunião técnica numa das unidades hoteleiras do Huambo.

O Benfica de Luanda e o Santos Futebol levam os seus carros de apoio e autocarro. Os carros de apoio fretados pela organização já estão a caminho do Huambo.O XXV Campeonato Nacional de Ciclismo de Estrada coincide com as celebrações do 36º aniversário da fundação da Faci a 10 de Julho de 1979.

CICLISMO
Cancro afasta Ivan


A Tinkoff-Saxo anunciou ontem a desistência do ciclista italiano Ivan Basso da Volta a França, depois de lhe ter sido diagnosticado um cancro nos testículos, após exames realizados na quinta etapa, na sequência de uma queda grave.“Infelizmente tenho más notícias. Foi-me diagnosticado um pequeno cancro no testículo esquerdo. Por isso, tenho de regressar a Itália. Descobrimos essa situação há duas horas”, disse o ciclista italiano em conferência de imprensa.Alberto Contador esteve com Ivan Basso durante a conferência, mostrando apoio ao seu companheiro de equipa.

BMC VENCE
CONTRA-RELÓGIO

A norte-americana BMC impôs-se no contra-relógio por equipas da nona etapa da Volta a França em bicicleta, mas o segundo lugar da Sky permitiu que Chris Froome mantivesse a camisola amarela. Os campeões mundiais de contra-relógio por equipas cumpriram os 28 quilómetros entre Vannes e Plumelec em 32min15s, sendo um segundo mais rápidos do que a britânica Sky e quatro do que a espanhola Movistar. Chris Froome mantém a camisola amarela, tendo dois homens da BMC nos lugares cimeiros da classificação: o norte-americano Tejay Van Garderen é segundo, a 12 segundos, e o belga Greg Van Avermaet é terceiro, a 27.