Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Pedra reveza disco e peso

Gaudncio Hamelay, no Lubango - 14 de Junho, 2018

Joaquina Hossi mantm a esperana de obter bons resultados

Fotografia: Gaudncio Hamelay | Edies Novembro

Acontece em Angola. Atleta da selecção nacional de atletismo de Sub-16, Joaquina Hossi, prepara-se para os Jogos da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC) a decorrer em Dezembro, no Botswana, revestida de dificuldades.
A campeã nacional está a lançar pedras nas sessões de treino por inexistência de pesos, discos e dardos na província da Huila.
A revelação do atletismo angolano, Joaquina Hossi, junta-se a demais colegas todos os dias, às primeiras horas, no campo de futebol da Nossa Senhora Monte. Em meio a dificuldades, o cumprimento da missão é o atónito motivador. Finge não as viver. Uma certeza anima-lhe a alma: \"sou guerreira\".
A lançadora campeã das categorias de juvenis (peso - 8,10 metros) e de juniores (disco - 19,94 metros), títulos obtidos nos últimos campeonatos nacionais, alterna as pedras com equipamentos desportivos apropriados, quando se desloca à vizinha cidade de Moçâmedes. O treinador Augusto Diogo \"Seco\" confirmou a informação.
\"Não se faz a especialidade de lançamentos na Huila por dificuldades materiais. A Joaquina está a lançar pedras por falta de materiais apropriados. Não tenho receio de revelar a verdade. Para contornar a situação, é obrigada a deslocar-se ao Namibe, onde possui esse tipo de material e técnico especializado, sempre que conseguimos algum dinheiro\", disse.
Augusto Diogo realça que Joaquina Hossi \"é uma esperança do atletismo nacional\" pelas informações obtidas dos especialistas em lançamento. Nas últimas sessões com material apropriado, lançou 9,03 metros e no disco arremessou 23,80 metros.
\"A atleta possui fortes potencialidades de se tornar numa grande lançadora. Somos encorajados a manter o trabalho mesmo sem as condições apropriadas. Namibe é o recinto eleito para que a atleta possa aumentar a performance\", disse Diogo.

REACÇÃO
\"É difícil para mim lançar as pedras. É muito mais difícil, quando o assunto é arremesso de disco\". As palavras são de Joaquina Hossi. Apesar das dificuldades, a jovem lançadora do Interclube assegurou que o trabalho garante obter \"bons resultados\".
\"Quando me desloco ao Namibe, trabalho com material apropriado, o que me possibilita melhorar as minhas marcas pessoais e técnicas. No Namibe, trabalho mais no aprimoramento técnico\", disse.
Para a mesma competição, está também em preparação Manuel Chivela, campeão de 400 metros. O velocista é atleta do Clube de Treinamento da Assessoria Desportiva Jamba Sport.

Luanda acolhe
Taça Nacional


A Federação Angolana de Atletismo em conjunto com a Associação Provincial de Luanda, realizam no próximo final de semana, 16 e 17 de Junho, a Taça Nacional em seniores, no Estádio dos Coqueiros.
Em declarações ao Jornal dos Desportos, o Secretário Geral da Associação Provincial de Atletismo, Pascoal Chitumba, em concordância com o director técnico da instituição, Orlando Bonifácio, afirmou que as condições logísticas e as inscrições de atletas estão garantidas.
"Reunimos ontem com o presidente Bernardo João. As condições logísticas e as inscrições dos atletas estão garantidas. De Luanda, temos a confirmação do Petro de Luanda, Interclube e o 1º de Agosto", disse.
A Associação de Luanda assinou um convénio com as empresas Bromangol e a Refriango.
A competição prevê a realização de provas de velocidade (plano, barreiras e estafetas), meio-fundo, salto em comprimento e em altura, arremesso de dardo e de disco.

ESPERANÇA AGOSTINA

O campeão nacional da prova dos 100 metros, Osvaldo Alexandre pretende repetir a proeza do ano passado. O velocista do 1º de Agosto mostrou-se motivado e disse que pretende melhorar a a marca pessoal.
"Estou motivado e pretendo melhorar a minha marca de 10s13 na prova de 100 metros. Sei que não vai ser uma prova fácil. Os adversários são fortes, vêm da África do Sul. Contudo, estou preparado e o meu objectivo é vencer a Taça Nacional", afirmou.
Neide Dias, também da equipa militar, também pretende conquistar a Taça Nacional na prova de meio-fundo. A fundista fez um curto estágio em Portugal. A jogadora assegurou a boa preparação.
"O estágio correu bem, fiz um curto estágio em Portugal, onde participei de alguns meetings. O campeonato provincial de Luanda também me ajuda a manter a boa forma desportiva. Posso considerar positiva", disse.
Neide Dias é acompanhada pelo técnico Eduardo Henriques.
O 1º de Agosto prepara a disputa da Taça Nacional no Estádio dos Coqueiros. Pedro Futa