Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Pedro Gomes v furo em Dakar

30 de Janeiro, 2020

O pugilista Pedro Gomes, integrante da selecção nacional que projecta a participação no torneio pré-olímpico de Dakar, Senegal, aprazado para 20 a 29 de Fevereiro, considera ser a última oportunidade para marcar a carreira desportiva. O filho do antigo campeão mundial, Manuel Gomes, assume o desafio de voltar ao país com a qualificação garantida.
\"Vou participar do torneio com o objectivo de trazer a medalha de ouro. Perdi as duas oportunidades anteriores em 2012 e em 2016 por questões administrativas. Desta vez, estou preparado para realizar este sonho\", disse.
Pedro Gomes refere que se tem preparado bem em Portugal ao longo da temporada e está optimista em relação à classificação. O angolano vem de uma sequência de quatro combates profissionais vitoriosos.
\"Estou bem e vim fazer a preparação final com o \'coach\' Geovani Hurtado\", disse.
Pedro Gomes vai competir na categoria dos 57 quilogramas. É irmão do campeão mundial de MMA Manel Cape. Entre várias medalhas acumuladas em campeonatos nacionais, o pugilista junta algumas da zona VI e dos Jogos Africanos.
Cinco eventos vão qualificar pugilistas para os Jogos Olímpicos de Tóquio\'2020 em todo mundo. A zona africana vai disputar em Dakar. A zona Ásia/Oceania compete em Wuhan, China, de 3 a 14 de Fevereiro. A Europa vai encontrar os representantes no torneio de Londres, de 13 a 23 de Março; enquanto a América disputa em Buenos Aires, Argentina, de 26 de Março a 3 de Abril.
Uma prova de carácter mundial disputa-se de 13 a 24 de Maio, em Paris e deve juntar pugilistas que, por várias razões, não estiveram nos torneiros continentais de qualificação.
Para dar maior ritmo competitivo aos atletas, a Federação Angolana de Boxe promove no sábado e no domingo próximos, no Centro de Alto Rendimento de Angola, à Cidadela Desportiva, a partir das 16h00, o torneio selectivo para apurar os oito pugilistas que vão integrar a selecção nacional para o torneio de Dakar.