Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Pedro Proena fala esta manh imprensa

Paulo Caculo - 20 de Dezembro, 2018

O presidente da Liga Portuguesa de Futebol, Pedro Proena

Fotografia: DR

O presidente da Liga Portuguesa de Futebol, Pedro Proença, concede hoje uma conferência de imprensa, às 11 horas, na sede da Federação Angolana de Futebol (FAF), na esteira da visita de trabalho que efectua desde ontem ao nosso país, a convite do órgão reitor da modalidade.
Depois de ontem ter sido recebido em audiência pela ministra da Juventude e Desportos, Ana Paula Sacramento, a delegação chefiada pelo dirigente português mantém, ainda esta manhã, uma reunião com os presidentes clubes engajados no Girabola Zap.
O responsável máximo da Liga Portuguesa faz-se acompanhar em Luanda de uma delegação que integra ainda o presidente da Assembleia Geral, Mário Costa, e a directora de Marketing, Suzana Rodas.
O objectivo da FAF com a presença em Angola dos altos dirigentes da Liga NOS, visa inteirar-se dos modelos a adoptar para a concretização do projecto de constituição da Liga Angolana de Futebol.
É objectivo da FAF criar, futuramente, uma liga de clubes que assuma a organização das competições nacionais, para acabar com a dependência do financiamento público.
A posição assumida por Artur Almeida e Silva prevê uma concretização a médio prazo, devendo a iniciativa da criação da Liga servir de órgão máximo na organização dos jogos da competição profissional.
Segundo consta, a intenção dependerá igualmente da vontade dos clubes, da FAF e também do Governo angolano. Tudo passará na perspectiva de a liga substituir, paulatinamente, o Estado como principal financiador do futebol angolano, canalizando esses recursos para outras áreas necessárias ao desenvolvimento do país.                              
No encontro de hoje serão divulgados  alguns dos membros que farão parte da comissão instaladora para constituição da LIGA Angolana de Futebol.