Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Penalizao a Vettel deixa Lewis mais perto do ttulo

25 de Outubro, 2015

Vettel ficou, mais longe de impedir o ttulo de Lewis Hamilton

Fotografia: AFP

Sebastian Vettel ficou na quinta-feira mais longe de impedir o título de Lewis Hamilton no Mundial de Fórmula 1, depois de a Ferrari sofrer uma penalização de dez lugares na grelha de partida do Grande Prémio dos Estados Unidos.

Os Ferrari do alemão e do finlandês Kimi Raikkonen vão perder dez postos na saída do GP de hoje, que se disputa em Austin (Texas), uma vez que a escuderia italiana vai trocar os motores para correr as últimas quatro provas do calendário, incluindo a do circuito das Américas.

"Vamos perder dez lugares, mas sempre esteve nos planos, pelo que não é nenhum segredo nem surpresa para nós. Se olharem só para esta corrida parece que não são boas notícias, mas temos de olhar para todo o projecto, para a temporada toda. O que procuramos é ter um motor fresco aqui com vista ao resto da época", disse o tetracampeão mundial. Vettel é segundo no mundial de pilotos a 66 pontos do líder,     Lewis Hamilton (Mercedes), quando ainda estão 100 pontos em disputa.

O alemão da Ferrari precisa de terminar em segundo lugar, caso Hamilton vença o GP dos Estados Unidos no domingo para impedir o britânico de conquistar o título.


FÓRMULA E
Buemi abre temporada com vitória


Vice-campeão da temporada passada da Fórmula E, o suíço Sebastien Buemi deu passo importante ontem para buscar desta vez o título. O piloto venceu a etapa de Pequim de ponta a ponta e saiu na frente dos rivais na abertura da nova temporada da categoria movida por carros elétricos e organizada pela Federação Internacional de Automobilismo (FIA).

Buemi largou na pole position e não deixou a primeira posição até o fim das 26 voltas da prova. Cruzou a linha de chegada com 11 segundos de vantagem sobre o brasileiro Lucas Di Grassi, que vencera esta mesma prova na temporada passada - foi o terceiro colocado geral do campeonato.

O alemão Nick Heidfeld terminou no terceiro lugar. Entre os demais brasileiros, Bruno Senna ficou em 13º, enquanto Nelsinho Piquet, actual campeão da categoria, não passou do 15º posto, num discreto início de campeonato. O francês Nicolas Prost, que chegou a entrar na briga pelo título na temporada passada, foi apenas o 16º.

Estreante na categoria, o canadiano Jacques Villeneuve, campeão da Fórmula 1 em 1997, também teve desempenho discreto ao terminar a prova na 14ª posição.  Na sua segunda temporada, a Fórmula E mantém o calendário de dez provas do campeonato anterior, ainda sem definir onde será disputada a quinta etapa, no início de março de 2016.