Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Pepino chega amanhã com medalhas

Simão Kibondo, em Cleveland - 02 de Agosto, 2013

Pepino ( ao centro) superou a concorrência de todos os adversários da sua faixa etária nas provas dos 40 e 20 quilimetros disputadas na cidade norte-americana de Cleveland

Fotografia: Jornal dos Desportos

O veterano angolano de 90 anos de idade, Alberto da Silva Pepino, chega amanhã à noite a Luanda, vindo dos EUA, onde conquistou duas medalhas de ouro nas provas dos 40 e 20 km de estrada, dos 14º Jogos seniores, na cidade de Cleveland.

Alberto Silva “Pepino” parte nas primeiras horas da manhã de Lisboa e tem previsão de chegar a Luanda no mesmo dia à noite, no voo da TAP. O ciclista angolano arrebatou a primeira medalha de ouro no último sábado e a segunda no domingo, no grupo dos ciclistas com idades compreendidas entre os 90 e os 94 anos de idade, obtendo os tempos de 2h03m18s e 1h07m16s.

Alberto Silva “ Pepino”, com o dorsal número cinco, cortou a meta isolado nas duas provas, que teve  como principais adversários os norte-americanos Larry Johnson, John Taylor e Richard Korner.

Veterano
recebe convite 

Em função da performance nos Estados Unidos, os promotores dos Jogos Seniores do Estado do Alasca convidaram “Pepino” a estar presente naquele certame, que decorre de 8 a 17 de Agosto de 2014 e nos 15º jogos seniores dos EUA, em 2015.

 Fonte próxima da comitiva do atleta assegurou que os convites estão a ser avaliados, porém é mais provável que só a competição do próximo ano deve merecer maior atenção, porque a competição deste ano está às portas.

“A participação de Pepino no “Alaska Senior Games em Fairbanks” ,  de 8 a 17 de Agosto pode ser enquadrada na preparação dos XV Jogos Seniores dos EUA, em Minneapolis, no Estado de Minnesota em 2015, uma vez que decorre um ano após o certame principal”, revelou.


Em Lisboa
Ciclista reunido
com patrocinador


Antes de regressar a Luanda, Alberto Silva “Pepino” tem agendado um encontro com o seu patrocinador em Lisboa. O Jornal dos Desportos soube que o grupo de que faz parte o ciclista Walter Silva, na qualidade de treinador, e a esposa de Pepino, Maria Odete Silva, e ainda Ricardo Câmara e Sousa, vai manter um encontro com um dos principais patrocinadores de uma empresa de advogados, que ofereceu a bicicleta de marca Trek e todo o equipamento que o ciclista utilizou nas competições dos Estados Unidos.

Alberto Silva, em Portugal, pode deslocar-se a Tavira, no Algarve, para se encontrar com o seu último filho, Igor Silva, de 28 anos, campeão nacional absoluto de Ciclismo de Angola de 2013, que na companhia de Walter da Silva (vice-campeão nacional) e Carlos Araújo defendem as cores da equipa luso-angolana Banco BIC/Tavira/Carmim naquelas paragens.

Igor Silva e Walter da Silva - pela primeira vez - participam na Volta a Portugal deste ano, entre 6 e 18 de Agosto, com início em Lisboa. A prova conta com a participação de uma equipa luso-angolana. SK




Ullrich pede devolução
das vitórias a Armstrong


O antigo ciclista alemão Jan Ullrich, segundo classificado da Volta a França quatro vezes, pediu na quarta-feira numa entrevista à revista “Sport Bild” que os títulos retirados a Lance Armstrong fossem devolvidos ao norte-americano.

“Se dependesse de mim, devolvia as vitórias no Tour a Armstrong”, disse aquele que foi o grande rival do norte-americano durante o seu domínio na prova francesa.

O alemão, que não voltou a correr desde que o seu nome foi implicado na Operación Puerto, um dos maiores escândalos de doping no ciclismo, garantiu que não tem qualquer intenção de ver o seu nome no lugar de vencedor.

“Não estou a reclamar qualquer dos triunfos dele. Só quero vitórias que foram obtidas na bicicleta. Não quero ganhar o que quer que seja por desclassificação de outros”, confessou.

Jan Ullrich, que secundou Armstrong no pódio em 2000, 2001 e 2003, recordou que o seu colega na Telekom, Bjarne Riis, também reconheceu ter-se dopado para ganhar o Tour’1996, no qual foi segundo classificado, mas não viu o seu nome ser retirado do historial de vencedores.