Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Pepino começa a competir hoje

Simão Kibondo, em Cleveland - 27 de Julho, 2013

Veterano angolano (o segundo a contar da esquerda) participa em provas para desportistas da terceira idade nos Estados Unidos

Fotografia: AFP

O ciclista angolano Alberto Silva “ Pepino” compete hoje, sábado, às 14h30, na prova de 40 quilómetros de ciclismo de estrada dos 14ºs Jogos Seniores dos Estados Unidos, primeira das duas jornadas em que está inscrito no evento que decorre desde o passado fim-de-semana na cidade de Cleveland.

O ciclista angolano está inscrito também na prova de 20 quilómetros da mesma especialidade.

Os principais adversários do veterano angolano na primeira prova do grupo em que está inscrito, dos 90 aos 94 anos, são os americanos, Richard Corver e John C. Taylor. Com o primeiro já competiu em 2009  tendo sido um dos medalhistas nos 12ºs Jogos disputados em Palos Altos, em São Francisco, e é o principal favorito da série.

CONCORRÊNCIA

Alberto Silva “Pepino” terá maior concorrência na prova de amanhã, de 20 quilómetros, em que além de  John C. Taylor e Richard Korver, enfrenta Larry Johnson, medalha de ouro nos Jogos de 2009 e 2011, disputados em Houston, EUA, em que o ciclista angolano não esteve presente por motivos de saúde.

O sétimo dia de competições nos Jogos Seniores dos Estados Unidos da América, quinta-feira, foi assinalado com um passeio turístico e de confraternização promovido pelo governo de Cleveland. Na ocasião, o governador de Cleveland, Frank G. Jackson, deu as boas vindas aos participantes dos jogos.


Belkin demite Jeroen Blijlevens
A equipa holandesa Belkin anunciou quinta-feira
a saída “imediata” do seu director desportivo



A equipa holandesa Belkin anunciou quinta-feira a saída "imediata" do seu director desportivo, o ex-ciclista Jeroen Blijlevens, que reconheceu ter recorrido à EPO nas Voltas à França de 1998 e 1999.

“A equipa Belkin Pro Cycling e o director Jeroen Blijlevens vão tomar imediatamente caminhos separados”, indicou a Belkin em comunicado.

A direcção da equipa, acrescentou que a razão da decisão prende-se com o reconhecimento do recurso ao doping por parte de Jeroen Blijlevens num encontro com a direcção da equipa, após a publicação de um relatório da comissão de inquérito do senado francês, que revelou o uso de EPO por vários ciclistas no Tour de 1998.

“A equipa dá muita importância aos valores da transparência e confiança e não vê, à luz dos últimos acontecimentos, nenhum futuro de Blijlevens na equipa”, sublinhou a formação.

Uma carta de Blijlevens foi apensa ao comunicado da direcção da equipa, na qual o ex-ciclista reconhece ter recorrido à EPO no Tour de 1998.“Em 1997, decidi pela primeira vez utilizar EPO durante o Tour”, escreveu o antigo corredor de 41 anos, que venceu quatro etapas do Tour (1995, 1996, 1997 e 1998), cinco etapas da Volta à Espanha e duas do Giro de Itália.

Blijlevens assinou recentemente uma declaração a certificar sob sua honra que nunca utilizara substâncias dopantes: “a nossa equipa estava à procura de um patrocinador”.

Vários corredores do Tour 1998 foram também mencionados entre os quais os dois primeiros do pódio, o italiano Marco Pantani e o alemão Jan Ullrich, além do italiano Mario Cipollini, do alemão Erik Zabel e do espanhol Abraham Olano.