Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Perestrelo certeiro no campeonato nacional

30 de Janeiro, 2020

Com 107 disparos certeiros, Jorge Perestrelo conquistou o Grande Prémio Força Aérea Nacional disputado no fim de semana transacto no campo do Regimento da Defesa Anti-aérea Nacional. O atirador do 1º de Agosto subiu ao pódio da primeira prova da época 2020 do Campeonato Nacional de Fosso Olímpico ladeado de Zidane Freitas, o anfitrião (108) na segunda posição, e de Francisco Gastão, do Interclube (104).
O arranque auspicioso de Jorge Perestrelo na presente época ficou patente na fase final da prova disputada no âmbito das novas regras da ISSF (Federação Internacional de Tiro Desportivo). A boa prestação colocou-o na segunda posição, atrás de Hírio Baião, e à frente de Zidane Freitas, Gercy Silva, Francisco Gastão e João Esteves. Demóstenes Solunga arrebatou o troféu FAN.
O desempenho de Hírio Baião, quarto classificado com 104 pontos, Gercy Silva (102) e Artur Anastácio (102), aliado ao vencedor, Jorge Pestrelo, faz do 1º de Agosto o potencial candidato à conquista do título nacional. Os 302 pontos (colectivos) obtidos colocaram-no na liderança da classificação por equipa, seguido do Interclube (299), Clube de Tiro e Pescas do Lubango (288) e Força Aérea Nacional (285). O Clube de Tiro e Pesca de Benguela foi desclassificado por se fazer presente com um atleta (94).
A equipa da Polícia Nacional saiu do Cantinton com uma lembrança. O Interclube arrebatou o troféu da prova nocturna. Joaquim Ferreira atirou melhor e subiu ao lugar mais alto do pódio ladeado de Gercy Silva (1º de Agosto) e de Fernando Pessoa (CTPBenguela) .
Na classe feminina, Érica Andrade foi a única representante na prova. A atleta do 1º de Agosto disparou em meio aos masculinos. Emanuel Ramalho, do Interclube, venceu na classe de iniciados. Zidane Freitas, da FAN, ergueu o troféu da classe júnior. Kaly Mendonça foi o veterano com melhor pontaria.
A jornada inaugural ficou marcada com as ausências dos atiradores do 1º de Agosto, Paulo Silva, e do Clube Socolil, todos residentes na cidade de Lubango, província da Huíla.
A segunda jornada vai ser realizada de 20  de Fevereiro a 1 de Março no campo do Interclube, localizado em Teka-Kuna, sudoeste de Luanda, em alusão ao aniversário da Polícia Nacional a ser assinalado no dia 28 de Fevereiro.