Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Prolas ensaiam tctica

Silva Cacuti - 24 de Novembro, 2013

Seleces de Angola e do Brasil realizam hoje na Hungria treino conjunto enquadrado no estgio para o campeonato do Mundo

Fotografia: Jornal dos Desportos

A Selecção Nacional sénior feminina de andebol realiza hoje um treino conjunto com a congénere do Brasil, antecâmara do jogo amistoso que ambas as equipas realizam amanhã, no quadro das respectivas preparações para o mundial.

Vivaldo Eduardo, técnico angolano, justificou o treino conjunto como uma actividade com vantagens mútuas. “Há interesse da nossa parte em interagir com o Brasil que é uma selecção que está em ascensão, e podem-nos elucidar sobre o jogo da Argentina e Paraguai que são as nossas adversárias do grupo preliminar. Para o Brasil também interessa conhecer as características do jogo africano, já que tem a Argélia no seu grupo”.

Ontem a Selecção Nacional defrontou na Áustria a equipa do Krim, campeã da Eslovénia, no primeiro dos seis jogos que vai efectuar durante o estágio que decorre na Hungria.

Integram o grupo que estagia na Hungria as atletas Cristina Branco e Teresa Almeida (guarda-redes), Isabel Guialo, Lurdes Monteiro, Rossana Kitongo, Luísa Kiala, Magda Cazanga, Marcelina Kiala, Liliana da Paixão e Lisandra Salvador (meias-distâncias), Joelma Viegas e Iracelma Silva (pontas) e a pivô Anastasia Sibo.

A Selecção Nacional vai jogar a primeira fase do mundial inserida no grupo C, cuja sede é a cidade de Zrejanin, juntamente com a Espanha, Noruega, Argentina, Paraguai e Polónia.

O grupo A é composto pelas selecções de Montenegro, Holanda, França, Coreia do Sul, Congo Democrático e República Dominicana.  As equipas da Dinamarca, Brasil, Sérvia, China, Japão e Argélia jogam no grupo B, sendo o grupo D composto pelas selecções da Hungria, Alemanha, Roménia, República Checa, Tunísia e Austrália.


Nacional

Namibe recusa Welwitschia
para campeonatos de juniores


A cidade do Namibe foi a única a apresentar a candidatura para acolher a trigésima quarta edição dos campeonatos nacionais de juniores mas foi substituída por Luanda na organização do evento, segundo comunicado da Federação Angolana de Andebol (Faand).

A transferência da prova para Luanda é  um revés nas expectativas dos jovens praticantes do Namibe que esperavam jogar no novo pavilhão Welwitschia Mirabilis, inaugurado na cidade por altura do campeonato do mundo de hóquei em patins.

A cidade alegou ser incapaz de acolher o evento, já em Janeiro, tendo proposto outras datas, impraticáveis para a federação. Na ausência de outras candidaturas, a Faand indicou Luanda, que vai acolher a prova de juniores, entre 18 e 30 de Janeiro e, antes, de 5 a 16 do mesmo mês, vai organizar a prova de juvenis, em ambos os sexos.

Para os campeonatos de juvenis a data-limite para confirmação dos clubes e inscrições de atletas é 5 de Dezembro. O sorteio dos campeonatos vai ser realizado na sede da Faand, no dia 4 de Janeiro. Podem ser inscritos atletas com 14, 15 e 16 anos.

Quanto à prova de juniores, a data-limite de confirmação dos clubes e inscrição de atletas está fixada também para 5 de Dezembro, enquanto o sorteio se realiza a 17 de Janeiro na sede da Faand. Podem ser inscritos nesta categoria atletas com 17, 18 e 19 anos. O 1º de Agosto é campeão nacional de juvenis e juniores.

Na sua última assembleia-geral, a Faand recomendou a alteração das idades dos atletas nestas duas categorias, por forma a equilibrar com as idades praticadas na Cahb e IHF, definindo até aos 18 anos para os juvenis, enquanto na classe de juniores jogam os atletas até 20 anos. Estas novas idades só entram em vigor na época desportiva de 2014.  
 SC