Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Pérolas trabalham em Bilbao

Silva Cacuti - 01 de Dezembro, 2015

Comandadas de João Florêncio ficam em território espanhol até sexta-feirac

Fotografia: José Cola

A selecção nacional sénior feminina de andebol está a fazer "correcção de tiro" em Bilbao, depois de ter concluído a fase pré-competitiva para o 22º campeonato mundial que se disputa de 5 a 20 de Dezembro, na Dinamarca.

A equipa prevê seguir para o palco da competição a 4 do corrente. Até lá, o seleccionador nacional vai limar as arestas. Nestes últimos dias, o trabalho da equipa vai cingir-se no diagnóstico tirado dos jogos disputados pela equipa nacional e recuperação física de algumas das principais unidades da selecção nacional.

Em território espanhol, a equipa nacional disputou dois torneios com um total de cinco jogos efectuados e um saldo de três vitórias e duas derrotas.  A equipa marcou 136 vezes e consentiu 129. Elizabeth Viegas "Jú" foi a melhor marcadora com 19 golos apontados no cômputo de todas as partidas.

Magda Cazanga e Natália Bernardo marcaram, cada uma, 18 golos. As derrotas foram consentidas diante de Espanha (27-37) e da Dinamarca, anfitriã do campeonato mundial por 17-28. Angola venceu uma selecção universitária de Espanha por 21-18 e outra selecção de Euskadi, País Basco, por 45-24. A selecção nacional venceu ainda a actual campeã africana, Tunísia, por 27-22.

A equipa nacional está inserida no grupo B do campeonato do mundo, que tem sede na cidade dinamarquesa de Naestved, ao lado da China, Cuba, Polónia, Suécia e Holanda. No dia 5 de Dezembro, a selecção nacional estreia-se diante da Suécia. Defronta a Holanda no dia 6 e cumpre folga no dia 7.

A equipa retorna à competição no dia 8, para jogar diante de Cuba, e no dia 9 vai ter como adversária a similar da Polónia. Após nova folga, no dia 10, o sete nacional fecha a primeira fase diante da China no dia 11 de Dezembro.                                                                 
SILVA CACUTI