Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Pesqueiros são marcados hoje

?lvaro Alexandre - 14 de Julho, 2017

Peixe prata detém a liderança na pontuação do São Bráz a realizar-se em Cabo Ledo

Fotografia: Domingos Cadencia | Edições Novembro

Os  organizadores da XV edição do concurso de pesca desportiva de lançamento de costa \"São Brás\" realizam hoje, na praia do Cabo Ledo, o trabalho de marcação de pesqueiros. A terceira prova da quarta edição do Campeonato Nacional de Pesca de Lançamento de Costa é disputada amanhã e domingo com a participação de 15 equipas.

Em declarações ao Jornal dos Desportos, o vice-presidente do Clube Náutico da Ilha de Luanda, Nuno Abohbot, disse que a sexta-feira (hoje) está destinada para a montagem de todos os meios técnicos. \"A direcção técnica da prova vai fazer a marcação de 30 pesqueiros e cada um vai ter 50 metros  de cumprimento. O intervalo entre dois pesqueiros é de 10 metros\", avançou.

O membro do comité organizador acrescentou que o regulamento da competição não sofreu alterações. \"As bases do regulamento do São Brás do ano transacto são as mesmas para a presente competição. Entre os 30 pesqueiros aprovados, 15 já foram sorteados. As equipas são obrigadas a realizar as capturas nos locais definidos pelo sorteio. Se houver a necessidade de mudança de lugar, vai ser feita com a prévia autorização dos júris\", elucidou. 

A organização adverte que a competição começa a partir das 12h00 de amanhã e encerra no mesmo período de domingo. \"Não proibimos a concentração das equipas nos dias anteriores à competição. Estão autorizados a realizar as capturas nas sessões de treino\", preveniu.

Os exemplares aprovados para o concurso são a prata (10 pontos por kg), viola (5 pontos/kg), pungo, pargo e ratão (5 pontos/kg), corvina, macôa, galo e barbudo (4 pontos/kg). As outras espécies de peixe com escama pontuam três por quilograma e as sem escamas, dois por quilograma.

O sorteio realizado na quarta-feira, no Clube Náutico da Ilha de Luanda, contou a presença da equipa Pura Vida, Marlokos, Tubarões Fishing Team, Matreiros, Focka Fishing Team, Sr. Barracudas, Dragões, Tritões, Akrififi, Remígios, PM Mother Foca, Os Separados e Stone Brother\'s Fishing Team.Após o concurso São Brás vão faltar o Segundo Torneio do Chicucula (5 a 6 de Agosto) no Porto Amboim e a quinta edição do Lança na Espuma \"Palmeirinhas\" (3 de Setembro) em Luanda.