Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Petro de Luanda efectiva contratao de atleta russa

Silva Cacuti - 13 de Fevereiro, 2020

Sector da baliza das petrolferas est mais reforado

Fotografia: Alberto Pedro | Edies Novembro

As guarda-redes, Teresa Almeida "Bá" e Ivete Simão, ganharam uma concorrente de luxo, na missão de defender a baliza da equipa de andebol, sénior feminina do Petro de Luanda. Está desde ontem, em Luanda, a guarda-redes Viktoriya Polchikova, de nacionalidade russa, para representar a agremiação petrolífera, por uma época, segundo fontes do clube.

A faltar poucos dias para a disputa da Supertaça Francisco de Almeida, a jogadora já trabalhou com as novas companheiras, no campo do Catetão. A integração, imediata, da nova atleta visa a mais rápida integração da jogadora, a fim de poder dar o seu contributo no jogo da Supertaça, que vai marcar a abertura da época desportiva do andebol angolano.

A nova pupila de Vivaldo Eduardo, 1,81 metros e 75 quilogramas, começou a carreira no Kuban de Krasnodar, transferiu-se para o Luch de Moscovo e depois actuou pelo Boden da Suécia. Antes de optar pelo Petro de Luanda, actuava no Maccabi Rischon Lezion da Rússia. Em 2017, o Maccabi jogou a Taça da Europa e foi eliminado, na última ronda. A equipa voltou à competição, na época 2018/2019, sem um percurso assinalável.

Além da guarda-redes russa, o emblema petrolífero foi ao Inter do Congo buscar a polivalente Suzanne Mambou \"Channelle\", 27 anos, 1,76 de altura, que  ajudou a equipa na disputa da Taça dos Clubes campeões.

O Petro de Luanda começa a época, sem os préstimos de Magda Cazanga, Joana Costa e Azenaide Carlos. As duas primeiras transferiram-se para o andebol espanhol, ao passo que Azenaide está na Rússia. Manuela Paulino, lesionada, é carta fora do baralho para a abertura da época.

O plantel é descrito como "reduzido" e a equipa técnica espera o enquadramento de mais jogadoras, saídas dos escalões jovens, para as encomendas da nova época.

Vivaldo Eduardo conta com as seguintes jogadoras: Ivete Simão, Viktoriia Polishikova, Teresa Almeida "Bá", Ríssia Oliveira, Estefânia Venâncio, Edith Bunga, Vilma Neganga, Stélvia Pascoal,  Marília Quizelete "Inglesa", Delfina Mugongo "Didi", Natália Kamalandua e Noela Pedro.