Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Petro de Luanda homenageia ginasta

Silva Cacuti - 07 de Janeiro, 2015

Homenagem vai ter lugar no dia 14, durante um jantar

Fotografia: Francisco Bernardo

A homenagem à ginasta Nkumba Suzana é um dos pontos altos do programa de comemorações dos 35 anos do Petro de Luanda, que se assinalam a 14 do corrente, segundo Manecas Madeira, membro da direcção daquele clube.

Suzana fez toda a sua carreira no clube e com as cores da equipa e da bandeira nacional conquistou várias competições nacionais e internacionais. A homenagem vai ter lugar no dia 14, durante um jantar de gala a ser oferecido pela direcção do clube aniversariante. Na ocasião é também homenageado Hermínio Escórcio, membro fundador da equipa e, segundo a nossa fonte, "a sua homenagem é pelo empenho e dedicação às causas do clube”.

Ainda no quadro das festividades do clube está previsto um sarau de ginástica em que é convidada uma outra agremiação. O sarau de ginástica está marcado para o dia 13, no pavilhão anexo à sede do clube. No mesmo local, também no dia 13, está previsto um festival de patinagem, com a participação das escolas do clube. No dia 14, pela manhã, o presidente do clube volta a falar aos jornalistas em conferência de imprensa. Na conversa com jornalistas, Tomás Faria vai abordar o actual momento do clube.

As comemorações começam no dia 10, com a disputa de uma prova de estrada de 10km, sob o lema "Correr para recordar Demósthenes de Almeida".
O tiro de partida é dado na zona do Teatro Avenida e os corredores devem passar pela sede do clube. A meta está instalada no complexo desportivo Demósthenes de Almeida, vulgo Catetão.

No final da corrida está prevista uma sessão de venda e autógrafos do livro "O homem e o Desporto", da autoria de Henrique Mota, que também é uma homenagem a Demósthenes de Almeida.

O atletismo é uma das modalidades de eleição a nível do Petro de Luanda que a colocou na quarta posição da sua hierarquização, logo após o futebol, basquetebol e andebol, para homenagear Demósthenes de Almeida.
As festividades da fundação do clube encerram a 8 de Fevereiro, com o jogo de apresentação oficial do plantel sénior de futebol, diante da equipa da Académica do Lobito.
S.C