Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Petro e 1ºAgosto reforçados para o provincial

Silva Cacuti - 16 de Março, 2017

\"Não vamos permitir as inscrições irregulares\", disse à nossa reportagem Simão Filho, presidente da APAL.

Fotografia: Jornal dos Desportos

As emoções do andebol voltam a estar hoje ao rubro, quando se defrontarem as equipas seniores femininas do  1º de Agosto e do Petro de Luanda para a primeira jornada do campeonato provincial de Luanda. O encontro que pode ser de desforra para o 1º de Agosto, campeão nacional, está marcado para as 18h00 no recinto da Cidadela desportiva.

O jogo estava marcado para o RI20, mas, à última hora, a direcção da Associação de Luanda negociou e alterou o lugar da partida.
Em terreno neutro, a equipa petrolífera não é favorita, aliás, faz tempo que deixou de o ser diante das militares, que têm um plantel recheado de referências em todos os sectores e, agora, são orientadas pelo ex-campeão mundial, o dinamarquês Morten Souback.

Vivaldo Eduardo, técnico petrolífero, tem uma unidade para fazer a diferença em relação ao jogo da Supertaça em que surpreendeu o adversário e venceu por 25-24. O regresso de Delfina Mungongo está confirmado. A meia-distância central esteve ausente da decisão da Supertaça por força de uma lesão. A jogadora regressou à equipa na disputa da Taça Março Mulher. Se estiver ao seu nível, pode ser considerada um reforço para a equipa do Eixo Viário.

Da parte do 1º de Agosto, Souback pode contar já com Luísa Kiala, Wuta Dombaxi e a guarda-redes Cristina Branco, ausências mais sonantes da primeira partida oficial do dinamarquês como técnico em Angola. A grande estrela Natália Bernardo voltará a estar ausente da partida, segundo fontes próximas do clube militar.

A jornada abre às 17h00, no recinto do RI20, com a partida entre a Marinha de Guerra e o Progresso Sambizanga. O ASA cumpre folga.
A prova masculina tem como destaque da abertura o confronto entre 1º de Agosto e Interclube que se joga a partir das 17h00 no pavilhão anexo da Cidadela.

A Marinha e o Petro de Luanda jogam à mesma hora, no recinto do Gama. O Campeonato provincial de Luanda em seniores joga-se no sistema \"todos contra todos\" a quatro voltas e tem uma segunda fase constituída pela meia-final, em \"play-off\" a melhor de três jogos, e a final, disputada num único jogo.

A maior parte das equipas envolvidas na prova corre o risco de ser penalizada pela Associação provincial de Luanda por atrasos nas inscrições, segundo apuramos. \"Não vamos permitir as inscrições irregulares\", disse à nossa reportagem Simão Filho, presidente da APAL.
SC