Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Petro prope alterao de smbolos

Silva Cacuti - 13 de Junho, 2017

Convocatria para reunio magna prev discusso de trs pontos

Fotografia: Domingos Cadncia| Edies Novembro

As cores amarela, azul e vermelha que fazem o tricolor do equipamento do Petro de Luanda podem deixar de existir a partir do próximo mês, caso a Assembleia-Geral Extraordinária convocada para  8 de Julho delibere a alteração dos artigos dos Estatutos que se referem à bandeira, emblema e cores dos equipamentos do clube.

Sobre a convocatória da reunião magna, a que o Jornal dos Desportos teve acesso, prevê-se que a reunião se subordine a três pontos. No primeiro ponto da agenda, consta a leitura e aprovação da acta da assembleia-geral anterior.Noutro ponto prevê-se a aprovação de novos símbolos do clube, e alteração dos artigos 53º, 54º e 55º dos Estatutos.

Neste item, os associados devem avaliar a conveniência, vantagens e desvantagens da alteração dos símbolos do clube. Segundo apuramos de fonte próxima, uma das alterações ao símbolo prende-se com as setas da sonda de perfuração, nele contidas, que estão viradas para baixo, que devem ser viradas para cima, para significar progresso.

A alteração aos artigos citados, pode implicar, a alteração das cores do clube.O art.53º dos Estatutos versa sobre a bandeira do clube petrolífero.  " A bandeira do clube vai estar presente em todas as solenidades e cerimónias que a Direcção entenda convenientes, designa-se na respectiva deliberação quem a transporta, dá-se preferência a associados ou atletas que devam ser distinguidos pela sua dedicação. A bandeira deve estar sempre hasteada na sede e nas instalações principais do Clube". 

Os artigos 54º e 55º abordam o emblema e os equipamentos.  Art.54 "O emblema ou distintivo para uso dos sócios e simpatizantes, na lapela do casaco ou em alfinete de gravata, deve ser de tamanho reduzido, do formato usual e conveniente".Art.55º "É adoptado, para a prática do desporto, os seguintes equipamentos:  

a) Equipamento base: - Camisola amarela com gola azul, calção azul e meias vermelhas. 
b) Segundo equipamento: - Camisola branca com gola azul, calção vermelho e meias vermelhas. 
c) Além dos referidos nas alíneas a) e b), o Clube pode adoptar outros equipamentos alternativos. 
§ Único: As camisolas levam, à altura do peito, do lado esquerdo, o emblema da colectividade".
Os associados vão ainda, no terceiro item da agenda, discutir assuntos diversos.