Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Petrolíferas e militares em duelo de gigantes

JÚLIO GAIANO| EM BENGUELA - 12 de Outubro, 2017

Petro de Luanda volta a testar a competência do 1º de Agosto

Fotografia: José Cola| Edições Novembro

A equipa sénior feminina de andebol do Petro de Luanda tenta, hoje, às 18h00, no pavilhão principal da Cidadela Desportiva, a segunda vitória consecutiva diante da rival do 1º de Agosto, em partida que marca a primeira jornada do torneio de abertura do Campeonato Provincial de Luanda.
Desde 2012, ano em que perdeu a hegemonia nas provas nacionais, o Petro de Luanda não vence a equipa militar em duas partidas seguidas. A última vez, que ambas equipas se defrontaram, tinha sido em finais de Julho para a Taça de Angola, com vitória para as petrolíferas de 19-16. Se voltar a vencer hoje, Vivaldo Eduardo, técnico tricolor, quebra um jejum, nesses moldes, de há cinco anos.
Apesar de ser de início de época, o jogo é aguardado com muita expectativa. Basta dizer que envolve as duas melhores equipas do continente africano. No meio há uma rivalidade que não permite a nenhum dos contendores conceder facilidades. As meninas de uma e de outra equipa vão correr e dar espectáculo.
Na quadra, cada um dos treinadores vai lançar o melhor que tem de plantel. Neste quesito, o 1º de Agosto, equipa afecta às Forças Armadas Angolanas, leva vantagem por ter nas suas fileiras atletas com maior experiência competitiva.
Aliás, esta experiência vai ser ainda mais reforçada com a reintegração da guarda-redes Cristina Branco, que, por lesão, não ajudou a equipa militar na campanha da época passada. Morten Souback, técnico do 1º de Agosto, pode ainda alinhar Janeth Santos, ponta-esquerda, ex-Progresso Sambizanga que reforçou o emblema militar neste início de época, segundo fontes próximas.
Do lado petrolífero, poucas diferenças podem-se notar. A equipa médica tricolor fazia esforços para recuperar a influente Azenaide Carlos que esteve tocada na última semana de preparação para o clássico.
Noutro jogo, à mesma hora, no recinto do RI20, o Progresso Sambizanga defronta o ASA. Recordar que a Marinha de Guerra lidera o torneio, mercê da vitoria por 23-22 sobre o 1º de Agosto, em jogo de antecipação da terceira jornada.
O torneio de abertura joga-se a duas mãos e antecede a disputa do Campeonato Provincial de Luanda.