Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Petrolíferas tentam hoje conquistar Babacar Fall

19 de Maio, 2014

Equipa de Vivaldo Eduardo é favorita à conquista do título continental na República do Congo onde vai defrontar o Inter local

Fotografia: Paulo Mulaza

A equipa sénior feminina de andebol do Petro de Luanda defronta hoje, em Oyo, República do Congo, a equipa do Inter do Congo para a decisão do título da 19ª edição da Supertaça continental Babacar Fall. As petrolíferas, campeãs continentais defrontam uma adversária que conhecem e tem-se firmado como fortes no continente.

Na última Taça das taças, jogada em Hammamet, Tunísia,  as congolesas perderam (32-37) na final, jogo que as habilita a jogar a Supertaça. Hoje  jogam diante do seu público e como apurámos, a campeã congolesa reforçou-se com duas unidades que evoluem em França, o Inter vai fazer de tudo, dentro e fora do campo, para quebrar a hegemonia petrolífera nesta prova.

Dono de 16 títulos, em 18 edições disputadas, o Petro de Vivaldo Eduardo está preparado para o confronto. Além da conquista do torneio de abertura do provincial de Luanda, no quadro da sua preparação, Vivaldo Eduardo levou a equipa a Benguela, onde foi vencer o torneio "Amizade" em que participaram também as equipas locais da Casa do Pessoal do Porto do Lobito e do Electro, sob organização do Progresso  Sambizanga.

Além da inclusão da camaronesa Pasma Vanessa, o técnico tricolor teve de deixar por questões de saúde, à última hora, a influente Isabel Fernandes e levou a pivot Anastásia Sibo que previa deixar em Luanda.

O Interclube vai lidar ainda com as jovens Ríssia de Oliveira e Joana Costa que ascenderam à categoria sénior e fazem estreia. As alterações no plantel do Petro de Luanda podem complicar as pretensões do Inter do Congo que tem um desconhecimento total  da nova composição da equipa angolana.

É um jogo em que, pese o factor casa, e o seu historial, as petrolíferas assumem-se como favoritas. A Supertaça Babacar Fall envolve o campeão de clubes e o vencedor da Taça das taças. A prova antecede a disputa da Taça das taças que começa a ser disputada amanhã com a presença garantida do Petro de Luanda, detentor do título e do estreante Progresso do Sambizanga.