Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Phelps admite Jogos Olímpicos

17 de Abril, 2015

Michael Phelps, vencedor de 18 medalhas de ouro em Jogos Olímpicos

Fotografia: AFP

O nadador americano Michael Phelps, vencedor de 18 medalhas de ouro em Jogos Olímpicos, admitiu pela primeira vez, nesta quarta-feira, que pretende participar nos Jogos do Rio-2016.

“Tenho vontade de reencontrar meus companheiros da equipa dos Estados Unidos neste verão, de olho no Rio”, declarou Phelps em conferência de imprensa, em véspera do Grande Prémio de Mesa, no Arizona, onde o campeão vai nadar competitivamente pela primeira vez em oito meses, depois de ser preso por dirigir alcoolizado e passar por um centro de reabilitação.

“ Vocês são os primeiros a ficar por dentro, mas não é um grande segredo”, brincou o campeão olímpico com os jornalistas presentes. Phelps, 29 anos, havia encerrado a carreira depois dos Jogos de Londres-2012, mas voltou aos treinos em 2014. O nadador, porém foi suspenso pela Federação Americana depois de ser preso e não pode participar do Mundial de Natação deste ano em Kazan, na Rússia, entre os dias 24 de Julho e 9 de Agosto. “Eu aceitei a punição da USA Swimming (Federação). Eu serei o primeiro a torcer pela equipa no Mundial”, declarou.

“Quero mostrar que me sinto melhor do que nunca, estou ansioso por voltar a competir. Mudei muito, sei que vai ser difícil (convencer a opinião pública), mas estou pronto para mais uma jornada”, avisou.

O nadador participou nos Jogos Olímpicos de 2004, 2008 e 2012, conquistando um total de 22 medalhas, 18 de ouro, um recorde. Só em Pequim, em 2008, foram oito medalhas de ouro.