Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Phelps com a melhor marca do ano ns 100 metros

10 de Agosto, 2015

Michael Phelps impressiona com os tempos nos campeonatos de natação dos Estados Unidos

Fotografia: AFP

Michael Phelps dá novo show e faz melhor marca do ano nos 100 metros borboleta.O norte-americano Michael Phelps, maior medalhista da história das Olimpíadas, está definitivamente de volta aos holofotes. Um dia depois de obter o melhor tempo nos 200 metros borboleta, o nadador repetiu a dose nos 100 metros, no Campeonato Norte-Americano de Natação, na cidade de San Antonio, no Texas. Fez o tempo de 50s45 na final da prova,  o mais rápido desde que os trajes tecnológicos foram banidos, no final de 2009.

Fora do Mundial de Natação, que está a ser realizado na Rússia, por causa de uma punição dada pela USA Swimming (Federação Norte-Americana de Natação) no ano passado, após ter sido detido pela segunda vez a dirigir embriagado, Phelps fez no fim de semana marcas melhores que as feitas pelos adversários em Kazan.

Dono do recorde mundial nos 100 metros borboleta - obtido em 2009, quando registrou 49s82 com o supertraje -, o norte-americano podia ser o vencedor no Mundial se estivesse em Kazan. Sábado, o sul-africano Chad le Clos sagrou-se campeão do mundo com um tempo de 50s56 e provocou Phelps. “Agora ele não vai falar que não estava a treinar ou toda essa asneira que ele tem dito. Olha, eu não quero saber se é fácil nadar por si mesmo, mas é muito mais difícil quando você sabe que Chad le Clos está atrás de você nos últimos 50 metros”, disse.

Ao sair da água na piscina em San Antonio, o norte-americano foi perguntado sobre a provocação de Chad le Clos e não ficou quieto. “Eu vi os tempos (do Mundial de Kazan), eu vi os comentários. Eu poderia dizer várias coisas... mas não vou. Vou dar a resposta na piscina, como sempre faço. Vocês podem continuar a falar, vocês só não vão me perder de vista”, afirmou.Michael Phelps ainda tem outras duas para disputar na competição no Texas. Ele fecha a participação hoje nos 200 metros peito.