Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Phelps condenado a ano e meio de prisão

21 de Dezembro, 2014

Phelps condenado a ano e meio de prisão

Fotografia: AFP

Phelps, o atleta olímpico mais condecorado de todos os tempos (22 medalhas, 18 de ouro), também recebeu a ordem do juiz do distrito de Maryland, Nathan Braverman, de continuar o tratamento contra o alcoolismo, depois do incidente, que ocorreu em Setembro.

Enquanto estiver em liberdade condicional, Phelps deve abster-se por completo do uso de álcool, mas pode sair dos Estados Unidos para treinar e competir. "Durante o programa de 45 dias, tive a oportunidade de conhecer coisas sobre mim que eu nem sabia", declarou Phelps. "Estou à procura de um futuro melhor do que tive no passado", completou o nadador.

Phelps tem participado em reuniões dos Alcoólatras Anónimos e em sessões regulares de reabilitação numa clínica nas cercanias da cidade de Baltimore, disse o advogado do atleta, Steven Allen.

Phelps, que voltou às piscinas em 2014 após dois anos de afastamento, foi detido pela polícia nas primeiras horas da madrugada depois do seu Land Rover branco ser apanhado a 135 km por hora numa zona de 45 mph.

Em 2009, a Federação suspendeu Phelps por três meses após a difusão de uma foto que mostrava o atleta a fumar diamba. Em 2004, aos 18 anos de idade, o nadador foi apanhado a conduzir embriagado, mas entrou em acordo com as autoridades e declarou-se culpado em troca de 18 meses de liberdade condicional.

Breve
Etiene Medeiros perto do recorde mundial

Etiene Medeiros continua com um bom desempenho nas piscinas. Na final do Torneio Open de natação na sexta-feira, a atleta marcou 27s37 nos 50m costas no Rio de Janeiro e ficou distante apenas 31 centésimos do recorde mundial da chinesa Jing Zaho (27s06). A marca deixou-a no topo do ranking mundial em piscina longa, lugar nunca antes ocupado por uma brasileira. "Está óptimo. É a última competição do ano. O último suspiro que a gente tem que dar. O recorde mundial não é impossível. Eu estou numa fase boa, com uma cabeça boa, confiando demais no meu técnico e na minha equipa", disse Etiene.