Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Piloto Tom Kristensen vence 24 Horas de Le Mans

24 de Junho, 2013

Tom Kristensen cruzou a linha de chegada após pouco mais de 24 horas de corrida

A equipa Audi conquistou neste domingo a vitória na edição 2013 das 24 Horas de Le Mans, a mais tradicional prova de endurance do automobilismo mundial. A bordo de um Audi R18 e-tron quattro, o dinamarquês Tom Kristensen cruzou a linha de chegada após pouco mais de 24 horas de corrida no primeiro lugar, vencendo a corrida pela nona vez na sua carreira.

Aos 45 anos, Kristensen já havia vencido Le Mans em 1997, 2000, 2001, 2002, 2003, 2004, 2005 e 2008. O piloto dinamarquês comemorou a vitória de forma discreta por causa da morte do seu compatriota Allan Simonsen na véspera, ainda nas primeiras voltas da corrida que disputava pela Aston Marin.

Kristensen dividiu o carro na corrida com o britânico Allan McNish e com o francês Loic Duval. McNish já havia vencido a corrida em duas outras ocasiões (1998 e 2008), enquanto Duval – que substituiu o italiano Rinaldo Capello no trio - conquistou o posto pela primeira vez.

O segundo lugar na prova da categoria principal, LMP1, ficou com o carro número 8 da Toyota, formado por Anthony Davidson (Grã-Bretanha), Stéphane Sarrazin (França) e Sébastien Buemi (Suíça). O terceiro lugar ficou com outro carro da Audi, pilotado por Marc Gené (Espanha), Oliver Jarvis (Grã-Bretanha) e Lucas di Grassi (Brasil).

Sebastien Ogier
vence na Sardenha

Sébastien Ogier (Volkswagen Polo) venceu, sábado, o Rali da Sardenha, 7.ª ronda (de 13) do Mundial de Ralis, chegando ao quarto triunfo da temporada, que o deixou com 64 de vantagem sobre o companheiro de equipa Jari-Matti Latvala que o persegue na classificação do WRC.
O francês, que arrebatou ainda os pontos do Power Stage, terminou a prova italiana com grande vantagem sobre Thierry Neuville (Ford Fiesta) e Latvala. No WRC 2, Robert Kubica (Citroën DS3) também dominou por completo, deixando Abdulaziz Al-Kuwari (Ford Fiesta) a 4m17s de distância.

Piloto dinamarquês
morre após acidente

O piloto dinamarquês Allan Simonsen morreu, sábado, na sequência de uma acidente na terceira volta das 24 Horas de Le Mans, anunciou a organização da histórica corrida francesa de resistência automóvel. O Aston Martin pilotado por Simonsen, 34 anos, embateu com violência contra os "rails" de segurança da curva do Tertre Rouge, uma zona bastante rápida.

A Rádio Le Mans, rádio oficial da corrida anunciou, inicialmente, que o piloto dinamarquês tinha saído ileso. O comunicado do Automobile Club de l'Ouest indica, no entanto, que Simonsen foi transportado em estado grave para o centro médico do circuito, onde morreu pouco depois de chegar, devido aos ferimentos. O dinamarquês participava pela sétima vez nas 24 horas de Le Mans. A corrida esteve interrompida durante 50 minutos e foi retomada pouco depois das 15 horas.