Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Pilotos da Hula espreitam trofus no Grande Prmio Festas Mar2019

Gauncio Hamelay no Lubango - 21 de Março, 2019

Huilanos pretendem dominar as provas de motociclismo

Fotografia: Edies Novembro

Com 10 pilotos nas categorias de motos 600 EVO e 600AGP, automóveis TUR 1600, Sport Protótipo, ZT e Turismos Diesel, a Huila vai dar as boas vindas à época 2019 do Campeonato Nacional de Velocidade nos dias 30 e 31 do corrente na cidade de Moçâmedes, província da Huíla. Os pilotos das terras da Chela pretende subir aos lugares mais altos dos pódios do Grande Prémio Festas do Mar.

Com a melhoria gradual de apoios e de outros incentivos, os representantes huilanos desembarcam nas terras da welwitschias mirabilis motivados para fazer a história. O objectivo é ocupar os três lugares do pódio das categorias seleccionadas para a disputa de troféus.

Em declarações ao Jornal de Desportos, o presidente de direcção da Associação Provincial dos Desportos Motorizados da Huíla (APDMH), Ivan Santos, assegurou que as autoridades locais estão a dar apoios aos pilotos huilanos para uma representação condigna da província na estreia do campeonato nacional.

\"Esse ano, as coisas tendem a melhorar um pouco. Os pilotos huilanos sempre vão às provas do campeonato nacional de velocidade vão para vencer\", disse.

Ivan Santos revelou que os pilotos huilanos vão para vencer as categorias mais fortes como as de motos 600EVO e 600AGP.

\"Os nossos pilotos já nos habituaram a lugares cimeiros nessas categorias. Nas de base, os huilanos dominam a classe de automóveis TUR 1600. Tenho a certeza de conquistarmos os lugares cimeiros\", reiterou.O presidente da Associação da Huila deixou em aberto a possibilidade de ganharem também os troféus das categorias Sport Protótipo e ZT e de Turismo Diesel.

 

DIFICULDADES DE GESTÃO
A falta de recintos apropriados para a prática de super-motos, motos FZ e karting tiram o sono aos membros da Associação Provincial de Desportos Motorizados da Huila. Para pôr fim a situação, a direcção de Ivan Santos trabalha com o Gabinete da Cultura Turismo Juventude e Desportos na elaboração de um projecto viável.O Jornal dos Desportos apurou que é intenção das duas instituições alterar o pátio de estacionamento de viaturas do Estádio Nacional da Tundavala para a construção de pistas ideias para as três categorias de desportos motorizados.

\"Estamos com uma relação muito próxima com o governo local, por meio do Gabinete provincial da Cultura Turismo Juventude e Desportos da Huíla, e trabalhamos para projectos concretos\", disse.

Ivan Santos revelou que, além de melhoria do pátio do Estádio da Tundavala, as conversações estendem-se para a construção de um complexo polidesportivo fora da cidade de Lubango. O projecto contempla pistas de motocross, karting e de velocidade. A construção envolve três fases.