Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Pilotos procuram definio de lugares em Abu Dhabi

Altino Vieira Dias - 24 de Novembro, 2018

Sebastian Vettel e Lewis Hamilton so os pilotos com mais vitrias em Abu Dhabi

Fotografia: DR

A odisseia da Fórmula 1 chega ao fim amanhã, pois vai se fazer a última e dura viagem carregada de acção até ao “mundo das pistas”, onde uma falha pode ser fatal, onde vencer não é tudo mas perder é nada. O palco já está reconhecido, será em Abu Dhabi, em Yas Island, nos Emirados Árabes Unidos, na Ásia no Médio Oriente.
Os pilotos com mais vitórias em Abu Dhabi são o alemão Sebastian Vettel e o inglês Lewis Hamilton, os finlandeses Kimi Raikkonen e Valtteri Bottas também têm o seu nome inscrito nos anéis de Dhabi.
O último vencedor do Grande Prémio de Abu Dhabi foi o finlandês Valtteri Bottas. Pelo que tudo indica, este será mesmo um ano crítico para o finlandês, pois parece que vai mesmo terminar o campeonato sem nenhuma vitória. O finlandês não sobe ao pódio há vários grandes prémios e, diferente do ano passado onde ficou na terceira posição, este ano corre o risco de nem lá chegar. Raikkonen está muito empolgado e tudo fará para ocupar o terceiro lugar na classificação do mundial de pilotos.
Não foi por acaso que conseguiu subir ao pódio nas três últimas corridas (Estados Unidos da América, México e Brasil) e partirá para “Abu” a todo o gás. Nas corridas passadas, assistimos os Red Bull num ritmo de corrida incrível, depois de terem vencido o Grande Prémio do México, chegaram  no GP do Brasil a todo o vapor.
No arranque, Verstappen superou Sebastian Vettel e Valtteri Bottas e foi ao encalço do líder da corrida e campeão da actual temporada de Fórmula 1, Lewis Hamilton.
No decorrer da corrida, a “torcida” assistia da arquibancada e não acreditava no que via, Verstappen ultrapassou de maneira incrível Hamilton, que não teve capacidade de resposta perante um Max endiabrado. A alegria do piloto holandês não durou até ao fim, pois nas voltas finais Hamilton herdou a liderança num incrível golpe de sorte, depois de Verstappen sofrer um toque do francês Esteban Ocon da Force India.
Os críticos no geral (adeptos que não têm pilotos definidos, adeptos do acaso) afirmam que Ocon é um projecto da Mercedes, que o que fez a Verstappen pode ser premeditado. Dizem que Esteban Ocon é um dos fortes candidatos a ocupar um lugar na Mercedes em 2020 e tudo pode fazer para agradar a sua futura equipa.
A corrida de Abu Dhabi vai ser realizada em Yas Island neste domingo, 25 de Novembro. Alguns fãs já prognosticam quem vão ser os pilotos candidatos à vitória. Entre eles, constam nomes como Hamilton, Verstappen, Ricciardo e Vettel.
Não nos esqueçamos que estamos a falar do mundo da alta velocidade, então, podemos afirmar que os possíveis favoritos podem perder a partida devido aos inúmeros imprevistos de corrida.
Será que a Ferrari e os seus pilotos Sebastian Vettel e Kimi Raikkonen irão conseguir a  sua primeira vitória em Abu Dhabi? Olha que esta será a sua nona tentativa de tentar vencer em nesta cidade. Para os fãs da Red Bull, lá se foi a teoria de que os Mercedes e Ferraris são os carros a abater, isto foi demonstrado no Grandes Prémios do México e do  Brasil. Com muita exigência física para os pilotos, um percurso de 5.554 km, 20 curvas, 55 voltas, vamos ficar bem defronte à tela, para termos a oportunidade de assistir o último roncar dos motores, ultrapassagens espectaculares e mudanças definitivas de lugares no campeonato.