Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Pilotos recebem licenas desportivas

Helder Jeremias - 19 de Fevereiro, 2018

Fotografia: Aro Martins | Edies novembro

Os pilotos inscritos para as diferentes categorias das provas sob a égide da Federação Angolana de Desportos Motorizados já receberam as licenças desportivas para a época 2018. A direcção de Ramiro Barreira tem, agora, as atenções viradas para a realização das primeiras jornadas dos Campeonatos Angolanos de Karting e de Supermoto na província do Namibe agendados para o dia 11 de Março.
Depois da celebração de um acordo entre a Empresa Nacional de Seguros de Angola (ENSA) e a Federação Angolana de Desportos Motorizados (FADM), do qual resultou o asseguramento dos eventos desportivos e personalidades envolvidas, prevalece no seio das equipas a crença de grandes conquistas na época prestes a iniciar, em virtude da garantia de se resolver, em tempo útil, qualquer eventualidade constrangedora.
Nos bastidores, as equipas técnicas procuram desfazer-se das mazelas constatadas e aumentar a confiabilidade dos carros e das motas.
O calendário das competições preenche cinco provas. O circuito do Namibe recebe a jornada de abertura. A segunda jornada das duas competições é disputada a oito de Abril em Luanda. A terceira prova está agendada para o dia 27 de Maio, em Benguela. A penúltima prova ocorre na cidade do Lubango no dia 5 de Agosto. As cortinas descem na província de Benguela, no dia 14 de Outubro, com a disputa do Grande Prémio TPA.

RALI
A especialidade de todo-o-terreno desbrava a 28 de Abril as terras de Quilengues, na abertura da época 2018 do Campeonato Angolano de Rali Raid. O Baja TT Quilengues, na província da Huíla, promete grande despique pela qualidade do seu relevo.
No calendário das provas, a prova vai dar lugar ao mediático Rali TT Baía Azul e ao Rali Internacional Lupupa. A última é a mais nova competição, é disputada no dia 7 de Julho e tem a chancela da empresa Multieventos.
Os motores da competição radical voltam a esquentar no dia 1 de Setembro na província de Malanje. A quarta jornada do Rali Raid é apelidada de Rali TT Kalandula.
De 6 a 7 de Outubro, o Rali TT Porto Amboim reúne as máquinas e as equipas. O Rali TT Luanda, a última jornada, é disputada no primeiro dia de Dezembro.
O Jornal dos Desportos apurou que a empresa promotora de eventos todo-o-terreno, Ekuipa, trabalha com outras parceiras, entre as quais a Multieventos, para se enquadrar mais competições. Alguns agentes desportivos mostraram o desejo de promover a massificação do rali nacional.
O Campeonato Angolano de Velocidades (em automobilismo e motociclismo) faz disputar um total de oito provas. O arranque está previsto para os dias 24 e 25 de Março no circuito citadino de Moçâmedes. As demais provas ocorrem de 14 a 15 de Abril na Marginal de Luanda; de 19 a 20 de Maio, em Benguela; de 23 a 24 de Junho, no Autódromo de Luanda; de 21 e 22 de Julho na cidade do Huambo; de 25 e 26 de Agosto no Lubango. A cidade do Huambo volta a albergar outra prova nos dias 22 e 23 de Setembro. O Namibe testemunha o fecho da época.