Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Pilotos viajam por terra a Saurimo

Hélder Jeremias - 25 de Maio, 2013

Motoqueiros de Luanda vão animar na próxima terça-feira a cidade de Saurimo

Fotografia: Jornal dos Desportos

Pilotos, técnicos e dirigentes da Escola de Motocross de Viana deixam amanhã a cidade de Luanda com destino à província da Lunda-Sul, onde vão participar do Grande Prémio Saurimo, a ter lugar na próxima terça-feira, a partir das 10 horas, no circuito urbano daquela cidade.
A informação foi avançada ao Jornal dos Desportos pelo proprietário da Escola, Carlos Moreira. O responsável informou que o evento organizado pela Associação Provincial dos Desportos Motorizados da Lunda-Sul em parceria com as autoridades locais, enquadra-se no vasto leque de actividades em alusão às festas da cidade de Saurimo.

Carlos Moreira mostrou-se satisfeito pela colaboração da Associação Provincial de Motocross de Luanda. O responsável de Viana frisou que “graças à boa vontade do presidente da instituição, Alfredo Pitra, e do seu vice-presidente, Orlando Almeida, foi possível que todos os pilotos e equipas da capital do país pudessem fazer parte do evento que vai proporcionar bons momentos desportivos ao púbico de Saurimo”.
Carlos Moreira, que dirige um ambicioso projecto de massificação do motocross no município de Viana, informou que as motorizadas e meios técnicos são enviados na madrugada de hoje, por estrada, num camião fretado pela Associação Provincial de Motocross da Lunda-Sul, motivo que facilita a viagem dos membros da comitiva.

Carlos Moreira garantiu as condições de alojamento numa das unidades hoteleiras de luxo em Saurimo para os membros da Associação Provincial de Motocross de Luanda, nomeadamente, Alfredo Pitra, Orlando Afonso e Eduardo André, na qualidade de convidados especiais da Associação local, assim como o transporte.
“Ficamos satisfeitos pelo convite que nos foi formulado pela Associação Provincial da Lunda-Sul, porque isso permite concluir que o motocrosse goza de grande prestígio por parte dos cidadãos daquela bela província. Contudo, temos de reconhecer a postura pragmática da Associação de Luanda por se ter predisposto a colaborar para a empreitada”, disse Carlos Moreira.


EM SAURIMO
Alfredo Pitra confirma presença


O presidente da Associação Provincial de Motocross de Luanda, Alfredo Pitra, garantiu a presença dos membros de proa da instituição que dirige no Grande Prémio Saurimo, a ter lugar terça-feira na cidade de Saurimo, alusivo às festas da cidade. “Tenho estado muito ocupado com questões profissionais, mas garanto a minha presença no evento, assim como dos meus colegas convidados”, confirmou o responsável associativo.
Alfredo Pitra agradeceu, em nome da associação, o convite dos parceiros de Saurimo, ao salientar que a Associação de Luanda está sempre disponível a colaborar com as demais associações no sentido de tornar o motocross num desporto cada vez mais popular, desde que os projectos sejam feitos com a devida pedagogia.

Alfredo Pitra avançou que os pilotos e os meios técnicos da associação de Luanda estão disponíveis para que o evento seja coroado de êxitos. Por isso, espera que a organização paute pelo cumprimento do que foi prometido, no que tange às condições de estada e prémios aos participantes.
“Advogamos que o motocrosse se expanda para todo o território nacional, uma vez ser das modalidades que mais atrai o público. No entanto, damos a nossa contribuição para que Saurimo acolha uma prova no verdadeiro sentido da palavra”, disse.
Alfredo Pitra aproveitou para se desculpar dos amantes do motocrosse de Luanda por ficarem privados da quinta jornada do campeonato provincial, prevista para hoje no circuito Jorge Varela. O dirigente associativo garantiu que o seu elenco vai criar as condições para que o certame aconteça nos próximos dias.
HÉLDER JEREMIAS