Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Pinotes consegue mnimos olmpicos

13 de Abril, 2015

A natao angolana seguiu as pegadas do andebol femininos com Pinotes a conseguir marcar para ir aos Jogos do Rio de Janeiro

Fotografia: Jornal dos Desportos

A natação angolana tornou-se sábado na segunda modalidade angolana a garantir presença nos jogos olímpicos do Rio de Janeiro2016, através de Pedro Pinotes. O internacional angolano venceu a prova dos 200 metros estilos do campeonato português com 2:04.23, tempo que representa os mínimos B exigidos para marcar presença nos JO.A primeira modalidade a apurar-se foi o andebol feminino, quando a selecção nacional conquistou o torneio pré-olímpico disputado em Luanda.

A participação nos Jogos Olímpicos fica condicionada à obtenção das marcas “FINA A” ou “Mínimo B” estabelecidos, durante o período que decorre entre Março do ano anterior e 15 de Julho do ano seguinte em piscina de 50 metros.Os Mínimos FINA A permitem a participação de dois atletas por prova. No caso de, numa prova, nenhum atleta alcançar o Mínimo FINA A, será permitida a participação de um atleta com o Mínimo B, sendo que, em caso de mais que um atleta obtiver Mínimo, será considerada a melhor marca de entre os que o obtiverem.

Pedro Pinotes, que obteve hoje os mínimos B para os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, é dos mais destacados nadadores angolanos da actualidade Pinotes, em representação do 1º de Agosto, é actual recordista nacional com 16 recordes em piscina olímpica de 50 metros e Campeão Nacional Absoluto com 15 títulos sendo 12 individuais e três de estafeta conquistados no Campeonato Absoluto de Natação ocorrido no passado dia 21 a 23 de Março na cidade de Luanda, de onde estabeleceu novo recorde Nacional na Prova de 200 livres. Marca ímpar entre angolanos.

Esteve nos Jogos olímpicos de Londres2012, para onde já tinha também obtido mínimos, tendo disputado 400 metros estilos, tendo ficado nas eliminatórias.É a principal referência da selecção nacional que em Maio disputa em Luanda o torneio de natação Zonal IV africana.Pedro Miguel AlvesPinotes, nascido a 30 de Novembro de 1989, em Luanda, obteve os mínimos ao vencer uma prova no campeonato português, onde representa o Sporting de Portugal, sendo capitão de equipa desde 2008.Em termos académicos, Pedro frequenta o Mestrado Integrado em Engenharia Civil no Instituto Superior Técnico, em Lisboa, estando actualmente a frequentar o último ano dessa formação superior.

ASSOCIAÇÃO
Atletas olímpicos
enaltecem o feito


A ex-nadadora Nádia Cruz, presidente da associação de atletas olímpicos de Angola, considerou sábado "um autêntico milagre" a obtenção dos mínimos B de Pedro Pinotes nos 200 m estilos para os Jogos do Rio de Janeiro2016.  Em declarações à Angop em Luanda, a propósito do feito, Nádia Cruz ressaltou o facto. "Para mim é uma grande honra ter a natação qualificada.
 É mais uma modalidade de Angola a participar nos jogos olímpicos".

Esclareceu que esta marca de Pinotes é uma pré-qualificação, porque outro nadador poderá tirar o lugar, mas independentemente de tudo "a natação já garantiu o seu lugar nos Jogos Olímpicos de 2016"."É uma grande honra para Angola e para mim como nadadora", declarou aquela que foi a mais jovem desportista dos Jogos de Seoul1988. Para Nádia Cruz a marca 2.04.23 feito por Pinotes "é um autêntico milagre".

Um comunicado da Associação sublinha que "Angola está muito regozijada por mais esta qualificação. Sabemos que teremos mais e queremos também as melhores performances de sempre", referindo-se a entrada da segunda modalidade para a lista de representantes de Angola no Rio2016.