Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Pinotes falha zonal do Zimbabwe

Rosa Panzo - 07 de Fevereiro, 2017

Em 2009, fez pelo mesmo motivo na piscina longa de Roma, acto que repetiu em Shangai em 2011.

Fotografia: Jornal dos Desportos

O Pedro Pinotes, que terminou invicto na 13ª edição do Campeonato Africano da Zona IV, disputado em Luanda, com sete medalhas de ouro, das quais cinco individuais e duas colectivas, vai falhar a participação no Zonal do Zimbabwe, a decorrer de 16 a 19 do corrente por falta de verbas. Depois de baixar a guarda na 14ª edição disputada nas Ilhas Maurícias, com a conquista de medalha de ouro na prova de 200 metros com o tempo de 2min23s31, Pedro Pinotes perde a oportunidade de defender o título.

Triste pela situação, uma fonte próxima à Federação Angolana de Natação disse que além de Pedro Pinotes, outros profissionais angolanos também não vão estar presentes na competição regional continental por "falta de condições financeiras para custear os bilhetes de passagem". Nessa situação estão Ana Nóbrega, Yara Lima, Maria Cipcic e Márcio Francisco, só para citar esses nomes.Pedro Pinotes ostentou títulos de campeão nacional absoluto em duas ocasiões em Angola e Portugal. É detentor de inúmeros recordes de categorias e absolutos de Angola.

Alcançou a medalha de bronze na prova de 200 metros mariposa, disputado no Africano de Joanesburgo em 2008. No mesmo ano, o angolano representou a selecção nacional no campeonato do mundo de piscina curta de Manchester, acto que repetiu em 2010 no Dubai. Em 2009, fez pelo mesmo motivo na piscina longa de Roma, acto que repetiu em Shangai em 2011.

Nas terras chinesas, bateu o recorde nacional na prova de 200 metros estilos com o tempo de 4min23s60 e garantiu um lugar nos Jogos Olímpicos de Londres'2012.Em Abril de 2015, Pedro Pinotes carimbou o passaporte para os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro'2016 ao cronometrar 2min04s23 na prova de 200 metros estilos.

PERCURSO
Pedro Miguel Alves Pinotes nasceu em Viana, Angola, aos 30 de Setembro de 1989. Saiu de Angola aos dois anos de idade. Actualmente, milita no Sporting de Portugal, onde é capitão de equipa desde 2008. Antes teve passagem em Moçambique, onde viveu até os sete anos de idade.Pedro Pinotes diz ter influências da cultura africana, principalmente, na música e gastronomia.

A convite de Clube Náutico da Ilha de Luanda começou a praticar a natação em 2004, numa das férias académicas. Era a pela primeira vez que regressava ao país para rever alguns amigos dos pais e familiares. Em 2008, estreou-se na selecção nacional.                   
RP