Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Pinotes prepara Jogos Africanos

Rosa Panzo - 13 de Maio, 2015

Pedro Pinotes terminou a competição com medalhas de ouro em todas as provas e promete melhorar em Brazzaville

Fotografia: Jornal de Desportos

O nadador angolano Pedro Pinotes encontra-se em Espanha, desde segunda-feira, a cumprir um estágio intensivo de dez dias tendo em vista a participação nos Jogos Africanos de Brazzaville a decorrer em Setembro. O espírito de vencedor continua a determinar os níveis de preparação.

“Vou fazer um estágio intenso para que, nos Jogos Africanos, possa nadar com a mesma garra e determinação como aconteceu em Luanda no zonal IV”, disse.

Apesar de reconhecer um nível competitivo diferente do zonal IV de Luanda, Pedro Pinotes promete a mesma audácia.

“O nível competitivo dos  Jogos Africanos é diferente do zonal; a África do Sul e as outras selecções vão levar os seus melhores nadadores”, disse.

Pedro Pinotes terminou invicto na competição africana realizada em Luanda. O angolano subiu dez vezes ao lugar mais alto do pódio em igual número de provas. Contudo, promete empenhar-se para melhorar a medalha de bronze obtida nos Jogos Africanos de Maputo, em 2011. Para concretizar o desiderato, sugere que “Angola deve levar quatro atletas de cada sexo em cada categoria, para conseguir nadar o maior número de provas e lutar pelas medalhas individuais e colectivas”.

HISTORIAL
Pedro Pinotes é nadador angolano, nascido a 30 de Setembro de 1989, no município de Viana, província de Luanda. Representa a Selecção Nacional desde Abril de 2008. O ponto mais alto aconteceu nos Jogos Africanos de Maputo, em Setembro de 2011, com a obtenção da medalha de bronze, na prova de 200m mariposa.

Do seu currículo consta também a participação em quatro campeonatos do mundo, dos quais dois em piscina curta (Manchester'2008 e Dubai'2010) e dois em piscina longa (Roma'2009 e Shanghai'2011).

Actualmente, é nadador do Sporting de Portugal com as funções de capitão. Em Abril de 2011, bateu o recorde angolano dos 400m estilos com o tempo de 4min23s60 no Swim Cup em Eindhoven, na Holanda. A nova marca levou-o aos Jogos Olímpicos de Londres'2012, onde obteve o sétimo lugar da segunda série com o tempo de 4min24s69 no dia 28 de Julho. Na classificação final, o angolano posicionou-se em 30 lugar entre 37 participantes.

Pedro Pinotes frequenta o Mestrado Integrado em Engenharia Civil no Instituto Superior Técnico da Universidade Técnica de Lisboa.