Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Pista dos coqueiros entristece presidente da confederao africana

PEDRO FUTA - 20 de Setembro, 2018

Hamad Kalkaba saiu triste do Estdio dos Coqueiros

Fotografia: Vigas da Purificao | EDIES NOVEMBRO

Um choque no olhar atento de Hamad Kalkaba Malboum à pista do Estádio dos Coqueiros. A expectativa do presidente da Confederação Africana de Atletismo foi frustrada ante um tartan envelhecido. Nem no planeta Marte serve para as provas oficiais.
\"Não gostei do que vi na visita efectuada ao Estádio dos Coqueiros. A pista não está em condições para a prática de atletismo\", disse.
Entre o choro e a raiva, nasceu de soslaio no íntimo do presidente a compaixão. Em voz de homem solidário, Hamad Kalkaba Malboum pintou a visita à infra-estrutura da Baixa de Luanda com promessa de ajuda ao Executivo. A pista de tartan vai ser substituída nos próximos tempos.
\"Vamos fazer parceria com o Executivo angolano para substituir o tartan\", prometeu.
Em declarações ao Jornal dos Desportos, o também presidente do Comité Olímpico dos Camarões, Hamad Kalkaba, estendeu a ajuda à construção do campo Olimpáfrica em Viana. A infra-estrutura municipal está num estado lastimável.
\"O campo Olimpáfrica tem tudo para ser o pólo de desenvolvimento de atletismo. Vamos fazer parceria com o Executivo angolano para apoiar na construção daquela infra-estrutura de Viana\", disse.
Hamad Kalkaba  disse que Angola tem potencialidades em recursos humanos para ser um gigante em África.
\"Angola pode ser uma potência no atletismo em África, devido ao grande número de habitante; o país só precisa de investir em infra-estruturas\", frisou.
Se a tristeza invadia o coração do visitante, no seio dos angolanos a alegria exibia-se em cada rosto. O presidente da Federação Angolana de Atletismo, Bernardo João, mostrou-se regozijado com a visita do camaronês.
\"Estou satisfeito. É uma visita de ouro. A Confederação Africana junta-se ao nosso Executivo na construção de infra-estruturas desportivas, mormente, a pista de tartan do Estádio dos Coqueiros e do campo Olimpáfrica\", disse.
Hamad Kalkaba Malboum esteve no país a convite do Comité Olímpico Angolano, no âmbito da requalificação do campo Olimpáfrica. Nos dois dias de estadia, visitou, além do Estádio dos Coqueiros e campo de Viana, a Arena do Kilamba, Centralidade de Kilamba, Galeria dos Desportos, Museu Nacional de História Militar e a sede da Federação Angolana de Atletismo.

CARLOS ALMEIDA
ESTÁ EXPECTANTE

O Secretário de Estado para o Desporto, Carlos Almeida, mostrou-se expectante com o início das obras do Olimpáfrica.
\"Estamos  satisfeitos com o desenrolar do projecto. Temos a esperança que podemos ter resultados mais concretos sobre a evolução da obra num futuro médio \", disse.
No encontro mantido terça-feira com o presidente da Confederação Africana de Atletismo, Hamad Kalkaba, o governante angolano mostrou-se regozijado e espera que os objectivos sejam alcançados, depois do Congresso do Comité Olímpico Internacional em Novembro.
\"Para o Estado angolano é importante esses encontros e manter as relações estreitas com os Comités Olímpicos Africanos. Espero que possamos implementar uma pista na Vila Olímpica. O Executivo vai dar todo o apoio e contribuir para o desenvolvimento do atletismo\", prometeu.
O dirigente disse existir dinheiro para a construção do pavilhão sem avançar os custos.
\"O Ministério já fez a alocação de verbas para o empreiteiro\", garantiu.
O Secretário de Estado frisou que o desgaste da pista dos Coqueiros tem a ver com o uso, mas prometeu a recuperação.
\"O desgaste da pista tem a ver com o uso. O Minjud e a Federação de Atletismo vão procurar meios para a sua recuperação\", frisou.