Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Pleno para Marc Marquez

29 de Abril, 2014

O português Miguel Oliveira (Mahindra), o primeiro português a subir ao pódio no Campeonato do Mundo de motociclismo de velocidade, desistiu logo na primeira volta da corrida

Fotografia: AFP

O espanhol Marc Marquez (Honda), campeão do Mundo de MotoGP, conservou o pleno de vitórias no Mundial de motociclismo de velocidade de 2014, ao impor-se no Grande Prémio da Argentina, terceira prova do campeonato. Marquez partiu da “pole position”, cumpriu as 25 voltas ao circuito Termas de Rio Hondo em 41.39,821 minutos, superou por 1,837 e 3,201 segundos os compatriotas Dani Pedrosa (Honda) e Jorge Lorenzo (Yamaha), segundo e terceiro classificados, respectivamente.

Com o triunfo na etapa argentina do Campeonato do Mundo, Marquez impôs-se nas duas corridas inaugurais, realizadas no Catar e nos Estados Unidos - nas quais também conquistou a pole -, reforçou a liderança da classificação dos pilotos, passou a deter 19 pontos de vantagem sobre Pedrosa.

Nenhum piloto conseguia aliar a obtenção da “pole postion” à vitória na corrida em três provas consecutivas desde 1971, altura em que o italiano Giacomo Agostini cometeu idêntica proeza e até hoje apenas Valentino Rossi obteve três triunfos seguidos no arranque do campeonato, em 2001. Mesmo longe dos tempos em que dominava de forma incontestada as pistas, o italiano heptacampeão mundial da categoria, levou a sua Yamaha a terminar no quarto lugar, a 4,898 segundos de Marquez, ocupa o terceiro posto no Mundial de pilotos.

Na classe intermédia o triunfo sorriu também a um espanhol. Esteves Rabat, aos comandos de uma Kalex venceu a segunda corrida de Moto2 e reforçou o comando do campeonato, enquanto o italiano Romano Fenati (KTM) foi o mais rápido em Moto3, cujo Mundial é comandando pelo australiano Jack Miller (KTM).

O português Miguel Oliveira (Mahindra), o primeiro português a subir ao pódio no Campeonato do Mundo de motociclismo de velocidade, desistiu logo na primeira volta da corrida da classe inferior, devido a problemas na embraiagem da sua moto.