Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Poblet morre aos 85 anos

08 de Abril, 2013

Miquel Poblet, morreu sábado aos 85 anos

Fotografia: AFP

O antigo ciclista Miquel Poblet, o primeiro espanhol a vestir a camisola amarela do Tour e a vencer a clássica Milão-San Remo, morreu no sábado aos 85 anos, em Barcelona, devido a uma insuficiência renal e a uma infecção generalizada.

Considerado como o melhor ciclista catalão de todos os tempos, e um dos pioneiros da modalidade em Espanha, Poblet começou a competir em 1944, quando, com apenas 16 anos, conseguiu uma licença federativa, continuando a pedalar quase duas décadas mais, até 1962.

A paixão pelas bicicletas nasceu na infância, já que o seu pai tinha uma loja de bicicletas na vila onde nasceu, Montcada. Nela, o pequeno “Miquelet” descobriu um mundo que o acompanharia a vida inteira.

O sprinter tornou-se lenda a partir de meados dos anos 50, não só entre os adeptos locais, mas também no estrangeiro, e muitos anos passaram até se encontrar uma figura semelhante no ciclismo espanhol.

Em 1955, tornou-se o primeiro corredor espanhol a vestir a camisola amarela do Tour e, no ano seguinte, foi o primeiro ciclista a somar vitórias de etapa nas três grandes provas: Tour, Giro e Vuelta.