Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Porto Amboim acolhe torneio

Álvaro Alexandre - 17 de Agosto, 2016

Pesca de Lançamento de Costa da Zona Sul

Fotografia: Jornal dos Desportos

 O Torneio de Pesca de Lançamento de Costa da Zona Sul disputa-se no sábado e domingo, na Praia do Baião, município do Porto Amboim, com a participação de mais 250 membros, entre pescadores, juízes e turistas.

A região da província do Cuanza Sul volta a despertar o interesse dos grandes apreciadores da pesca amadora, competitiva e industrial, ao ser  eleita e aceite sem obstaculizar a proposta de acolher o primeiro e único torneio da responsabilidade  da direcção dinamizadora da pesca da zona sul.

Um dos principais celeiros da indústria pesqueira nacional vai transformar-se no fim de semana, das 12 horas de sábado às 12 horas de domingo, o pólo de atracção dos pescadores especializados em lançamento de costa. O pescador Artur Afonso, do comité organizador, garantiu que grande parte dos participantes virão de Luanda.

"A pesca de lançamento de costa tem pouca aceitação na região sul. Até agora, três equipas da nossa região que manifestaram o interesse de participarem no torneio da Zona Sul. Está confirmado a equipa PM-Mother Foca, Team Dourado e Só Pra Contrariar, todas da província de Benguela. Aguardamos pelos representantes da  Huíla e Namibe", disse.

Acrescentou que "de Luanda virão os tubarões Fishing Team, Tritões, Tokota (Cuanza Sul), Team Release, SR. Barracuda Fishing Team, Pura Vida, Puxa Linha, Pratas, Os Cobras, Marlokos, Dragões, Insulentes, Chicuma, Azimute Team, e Matreiros", concluiu.

Os exemplares seleccionados estão constituído pelo peixe prata (10 pontos/kg), viola (6 pontos/kg), pungo, pargo e ratão (5 pontos/kg), corvina, macôa, galo e barbudo (4 pontos/kg), outras espécies de peixe com escama (3 pontos/kg) e outras espécies de peixe sem escama (2 pontos/kg).

A prova será pontuável para o Nacional de Lançamento de Costa e é liderada pelos Tubarões Fishing Team, com 40 pontos. Em segundo e terceiro lugar estão o  PM-Mother Foca e Marlokos, com 27 e 24 pontos, respectivamente.