Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Portugal arrebata título europeu

15 de Junho, 2014

Portugal arrebata título europeu

O jovem Rui Lacerda voltou a viver, anteontem, fortes emoções no Europeu de maratonas no escalão de sub-23 em Piestany, Eslováquia, ao renovar o título.

"Ser bicampeão da Europa é uma sensação muito boa. O segredo é disciplina, muito espírito de sacrifício, muito trabalho e nunca desistir", confessou o representante português,  desta vez não contou com a colaboração do seu companheiro Samuel Amorim – vice-campeão europeu e do Mundo – por se encontrar lesionado. A ausência de Samuel Amorim acabou  por ser determinante, pois Lacerda foi obrigado a tomar uma opção diferente.

"Tinha como estratégia não deixar a prova ser decidida no sprint final, pois teoricamente sou mais fraco do que os meus adversários. Tentei poupar-me ao máximo e na última portagem consegui fugir dos meus adversários e atacar o título. Provei o meu valor, mas lembrei-me várias vezes do Samuel. A táctica foi diferente e consegui ganhar", comentou Rui Lacerda à "Lusa" e  acrescentou que se sente ainda mais motivado para repetir o pódio nos Mundiais – foi medalha de bronze em 2013.

Lacerda percorreu os 22,5 km em 1:51.08,717 horas,  bateu por larga margem o húngaro Adam Doczé (1:51.33,342 h) e o polaco Bartosz Dubiak (1:52.57,024).

Portugal também esteve em destaque através de dois juniores: João Amorim (C1) e André Azevedo (K1), ambos em quarto lugar no Europeu. Em K1, no escalão de sub-23, Miguel Rodrigues ficou em quinto lugar. Hoje competem José Machado/Pedro Vieira (C2 júnior), Joana Sousa (K1), Nuno Barros (C1) e José Ramalho/Alfredo Faria (K1).