Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Portugal exibe potencialidades

Silva Cacuti - 19 de Maio, 2018

As federações angolanas, clubes, atletas e outros agentes desportivos foram informados das potencialidades da rede de Centros de Alto Rendimento (CAR) portugueses, para que tenham as melhores opções na escolha de realização de estágios pré-competitivos fora do território nacional. As potencialidades foram apresentadas por Pedro Lopes, assessor da Fundação do Desporto, de Portugal, durante uma conferência realizada na Galeria dos Desportos, na quinta-feira.

O objectivo da conferência é \"não só promover e dar a conhecer as infra-estruturas que Portugal tem, mas estreitar as relações com as federações e os clubes a fim de potenciar a utilização dos CAR\".

Paulo Lopes disse que, antes de falar aos agentes desportivos, teve uma reunião com o Secretário de Estado para o Desporto, Carlos Almeida, que \"se congratulou com a iniciativa\".

O especialista apontou como razões para escolher Portugal, os aspectos como a excelente localização com acesso estratégico aos mercados, custos operacionais competitivos, rede de infra-estruturas modernas, compromisso com a qualificação e a ciência, recursos humanos proficientes, dedicados e competentes.

A rede aeroportuária que comporta quatro aeroportos internacionais, a rede ferroviária e a rodoviária, juntamente com a modernidade e a eficiência das tecnologias de informação e comunicação são outras valias apontadas por Paulo Lopes.

Ao todo, a Fundação do Desporto participa na gestão de 14 Centros de Alto Rendimento, alguns dos quais são específicos para uma determinada modalidade, mas a maioria são multi-desportivos.

Bernardo Manuel, técnico desportivo afecto ao 1º de Agosto, disse na ocasião que se abre uma oportunidade para os fazedores do desporto angolano beneficiarem das vantagens que os CAR portugueses oferecem.

\"Conheço alguns e participei até na concepção de outros. Estive neles como atleta, como técnico e em formação. É muito bom que as lideranças desportivas do nosso país conheçam e adoptem o modelo português\", comentou.

Os centros sob gestão do Fundo do Desporto são os de Anadia, Aveiro-S. Jacinto, Caldas da Rainha, Golegã, Jamor, Montemor-o-Velho, Nazaré, Peniche, Rio Maior, Viana do Castelo, Vila Nova de Gaia, Pocinho, Maia e Vila Real Santo António.