Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Portugal quer organizar Mundial´2017 de maratonas

10 de Junho, 2013

Federação Portuguesa de Canoagem vai candidatar para campeonato do Mundo

A Federação Portuguesa de Canoagem vai candidatar Prado como sede do campeonato do Mundo de maratonas em 2017, confirmou o presidente Mário Santos à Lusa.

O responsável português afirmou que vão equacionar mais candidaturas internacionais em kayak mar e na pista em Montemor-o-Velho.

“Temos excelentes condições e capacidade organizativa que nos permite sonhar em trazer para Portugal os melhores eventos da canoagem mundial”, justificou.

O dirigente lembrou que após os Europeus de maratonas, que terminaram ontem no Rio Cávado, em Prado, Portugal organizou de sexta-feira a domingo os Europeus de pista em Montemor-o-Velho, com a presença dos vice-campeões olímpicos Fernando Pimenta e Emanuel Silva, entre outros.

A 13 e 14 de Julho, a Federação portuguesa tem a responsabilidade de promover o primeiro Campeonato do Mundo de kayak mar, “competição com forte expansão internacional” e que encontrou em águas lusas “um país com as condições ideais para a sua prática”.

Mário Santos salientou que “esses eventos resultam de uma série de parcerias, economicamente sustentáveis” e é uma forma de levar desportistas a Portugal, dar-lhes a conhecer o país para que possam competir e estagiar.

Mário Santos revelou ainda que, face aos “cortes no financiamento público”, organizar provas internacionais sob a égide da Federação “é uma forma de Portugal poder participar com equipas maiores e dar oportunidade aos atletas para competir com os maiores do mundo, pois é impossível participar com equipas tão alargadas” fora do território português.

O presidente da federação recordou que apenas os Europeus de pista vão contar com apoio do Estado, pois os de maratonas e mundial de kayak mar são de responsabilidade dos organizadores com parceiros como autarquias e patrocinadores.